sábado, 29 de outubro de 2011

por que os clientes vão embora?

Muita gente deve se perguntar: se eu faço tudo certinho, por que meus clientes vão embora? Falo com propriedade, pois eu mesmo já me fiz esta pergunta.
Existe um detalhe primordial, que supera o fato de você ser ou não o melhor produtor, engenheiro ou musico do mundo.
Tratamento pessoal. Isso mesmo, você esta lidando com pessoas. Pessoas que deixam suas casas, para serem servidas por você em seu estúdio ou escritório.
Mas o que fazer para agrada-Los? Pense antes em não desagrada-los.
Alguns detalhes que me fizeram mudar e crescer profissionalmente:

Horário.
Você marca com o cliente, o cara que vai te pagar, num horário, e chega atrasado. Uma vez é compreensível, afinal, o transito esta aí pra atrapalhar mesmo. Mas você repete, e novamente o faz. Só com este detalhe, da primeira vez, eu já não entraria no teu estúdio nunca mais.

Prazo.
Num belo dia você senta numa sala de uniões com seus futuros clientes, e promete uma serie de coisas, ene elas, que entregara o trabalho num dia determinado. Chega este dia, e você ainda esta na metade do trabalho. Sinto em ter que dizer, você não passa de um mentiroso. Quem atrasa mente pois prometeu um horário / data e cumpriu outro. Uma pessoa assim não tem compromisso nem com sigo mesmo, imagine com terceiros.

Apresentação.
Por mais amiguemos de que seus clientes sejam, não vá trabalhar como se estivesse na sala de casa, onde talvez você não os levaria. Isso passa uma imagem de desprezo com os outros. As pessoas provavelmente se arrumaram premir até você. Faça, no mínimo, o mesmo por elas. Não preciso nem dizer sob banho, dentes escovados, roupas lavadas, no e mesmo? Nossas mães nos ensinaram direitinho, espero.

Humor.
Ninguém tem culpa se acordou com o pé esquerdo, ou se esta na hora de você ir embora, ou mesmo se você não trabalha com o que realmente gosta. As pessoas estão ali, você esta ali pra servi-lãs,cê todos esperam que você de o seu melhor.

Prontidão.
Mostre-se uma pessoa mais do que pronta. Se lhe pedir um copo de água, agá-lhe a garrafa. Se marcou de cantar, deixe o microfone passado,e tenha certeza de que ele esta realmente funcionando. Grade um trecho. É você quem tem que ficar esperando que o cliente chegue, e não o contrario.

Agilidade.
Ninguém esta esperando que você passe todo o período correndo como louco, transpirando perto dele. Isso seria terrível. Mas fazer tudo em passos de tartaruga, sendo que na maioria dos casos você sabe exatamente o que fazer, onde esta determinado cabo ou microfone, etc... Isso desanima a qualquer um

Tem muito mais, mas teria que escrever um livro, e com certeza, teria que lê-lo muitas vezes antes de falar do assunto. Tudo o que digo aqui, são defeitos desquitais já fui vitima , vitima de mim mesmo.

Bom, acho que é isso. Mãos a obra, olhe no espelho e repita: eu amo a Deus, eu me amo, eu amo o meu trabalho, e trabalhe com amor.
Shalom.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Déio Tambasco - amplificador para heavy metal.mov


A escolha de um bom amplificador nem sempre está ligado a sua potencia e volume no palco, mas no seu som, seu timbre.
e cada ampli tem seu som caracteristico. Eu gosto muito do som dos amplis Orange, que combinam perfeitamente com o timbre das gibson. Também curto usar minhas fender no vox AC30.
mas tudo é pura questão de gosto, acho que todo tipo de combinação é bem vinda, pois do contrario, criamos regras, e nunca teremos sons diferentes, vamos acabar comendo no mesmo prato que todo mundo, e a idéia nao e esta.
falo do mesa boogie pois este sim, tem timbre e punch, agüenta altos volumes, e pra quem quer ensurdecer os outros num sow de rock, nao tem nada melhor. Brincadeira,
espero que tenham gostado do video de hj,
shalom

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Déio Tambasco professores na net


Como encontrar bons professores na net?

A internet esta cheia de músicos postando mensagens e aulas diariamente. É tanta informação, que a gente acaba se confundindo, então descrevo abaixo alguns passos pra vc se encontrar dentro deste universo, que é a sua internet:

tente seguir um cronograma, dentro do seu nível de aprendizado, e seguir a cada aula do professor, desde o inicial,

nao passe a carroça na frente dos bois, nunca pule uma ou duas aulas adiante, pois pode perder informações importantíssimas ,

aprenda com um professor de cada vez, pois cada musico tem suas características e particularidades, pra nao correr o risco de se confundir, siga as aulas de um ate o fim, depois passe para outro profissional,

pesquise sobre o professor, pra nao ser enganado, google neles,

boa sorte, e muita dedicação nos estudos, pratique muito tudo o que aprender, sem pressa, que você chega la. onde eu nao sei, mas que você vai chegar, isso tenho certeza.
shalom





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde segredo pra viver da musica

este assunto esta muito bacana,
como falar dos segredos pra viver da musica? bom, tentei ajudar de alguma forma,
espero que você goste.

gerenciamento da sua produção


Gerenciamento a sua produção

Um dos maiores erros que os produtores ou artistas cometem, é a falta de planejamento.
A pessoa simplesmente entra em contato com o estúdio, ou produtor, sem ao menos saber o que ira gravar, e o resultado é um trabalho demorado, caro, enfim, insatisfação total.
então vou deixar aqui algumas dicas para que você comece a gerências melhor o seu tempo, e aproveite ao máximo o seu tempo dentro de estúdio.

1 pense no repertório. Não deixe pra fazer letras no meio da gravação, pois com certeza você terá que parar uma seção de gravação para compor, ou completar pequenos trechos inacabados. Quando tiver todas as musicas do seu trabalho, então passe para a etapa seguinte,

2 pense na banda. Para cada música, existem músicos específicos, cada um tem uma personalidade musical, um estilo, um indumento predominante ( guitarrista que usa fender ou Gibson, e aí por diante ). Então é importante esboçar a ficha técnica, e entrar em contato com cada musico para agendar. Datas de gravação.

3 Estude as suas partes. Não adianta nada pensar em todo o trabalho, e deixar a sua parte de lado, pois quando chegar a sua hora de atuar, você não vai se lembrar do que tocar, não vai cantar bem, não vai fazer aquele solo melódico que tanto sonha.
Por mais que pareça difícil, encontre algum tempo para praticar as suas partes, estude sozinho, em frente a um espelho, ou da forma que achar melhor,

4 faca um cronograma. Não fique gravando todos os instrumentos em ada música, pois cada vez que você grava bateria, tem que afinar e levantar os volumes, passar o nível do microfone, trocar cordas de guitarras e violões,cê aí por diante. Então, procure gravar por etapas, hoje em dia a ordem não faz muita defenda, desde que o produtor saiba o que esta fazendo.
Se preferir, faça à moda antiga, reuna a base, guitarra, baixo e bateria, ou até teclado e voz, e grave todos os instrumentos ao mesmo tempo, e depois volte corrigindo instrumento por instrumento algumas imperfeições . Este método esta ultrapassado, mas ainda acho a forma mais natural de se trabalhar e obter ocomigo mais natural pra sua música.

Bom, samo muitas as etapas, e muitas formas. Se produzir, então, escolha a que melhor lhe agrade, e comece o seu trabalho. M nunca se esqueça que , como diz o dito popular: o barato pode sair caro.
Não fique leiloando valores de estúdio e produtor, tenha foco, escolha a pessoa ideal, converse, chegue num consenso, e ataque. Deus é contigo.

Shalom

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde dar o melhor de si

Cansaço vencido pela fé

Você já se pegou exausto, cansado de lutar? Parece até que estamos num rio, nadando contra a correnteza. Pois é, nestes momentos a gente não pensa em outra coisa, a não ser deixar tudo pra traz.

Aprendi uma coisa no jiu-jitsu: a verdadeira técnica flui quando a gente esta cansado, quando não temos mais a força física. Nestes momentos, desprovidos de músculos, é que a gente recorre à única coisa que nos resta, a técnica. Dai passa a usar as alavancas de forma plástica, sem o uso excessivo da força.

Na vida normal, a coisa funciona mais ou menos da mesma forma. Quando as nossas forças se esvaem, chegou a hora de recorrer à única arma que realmente funciona, a fé.

A fé, é a certeza de ter aquilo que nem chegamos a ver, e sem ela muitas vezes, a gente nem consegue iniciar uma busca, um projeto.

Uns chamariam de pensamento positivo, mas nós conhecemos como fé, os temos a quem recorrer, temos em quem confiar, em D-us, bendito seja.

Bom, resumindo, a desistência não deve ser uma opção, pois a dificuldade, na verdade, nos afina com a fé, nos aproxima de D-us, nos traz para a realidade daquilo que realmente somos, seres espirituais, que lutam pelas forças do Senhor, que enxerga aquilo que ainda não existe.

Tenha fé, tenha fé em D-us, tenha fé em você e na força que Ele te deu.

Shalom.






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TSEDAKÁ ( BONDADE, BOA AÇÃO

Tsedaká

esta palavra deriva de Justiça, na verdade, o original hebraico é exatamente isso. Mas por que usar a palavra justiça para representar um gesto de bondade?

Aqui vai o meu pensamento: Ser um homem justo ( tsadik ) é ser um homem amoroso, misericordioso, bondoso, hospitaleiro, generoso… Estas características estão cada dia mais difíceis de serem encontradas no ser humano. Por isso é que a bilha diz que Deus andava sobre a Terra, e não viu um homem justo sequer.

Tenho acompanhado alguns programas de TV que fazem suas campanhas de solidariedade, como exemplo posso citar, Teletom e Criança Esperança. Aqui fica a minha pergunta. Onde estão as grandes campanhas evangélicas?

Na verdade não deveria haver campanha evangélica; a Igreja deveria ser totalmente voltada ao bem, a caridade, a bondade, e menos voltada ao seu próprio beneficio. Isso é evangelho, pregação do amor, a palavra de Deus através da vida de Jesus.

E Jesus foi um homem bondoso, que vivia para o próximo, perdeu a sua vida pelo próximo, por todos nós.

Assisti a alguns filmes sobre a Africa, e fico chateado ao ver a fome que assola este continente, e juntamente com a fome, outros males, como doenças, guerra civil, etc…

Se o mundo se unisse, se juntasse suas forças para acabar com a fome na África, e não deixasse essas tarefas apenas para artistas famosos como Sting, Michael Jackson ou Bono, a fome já não existiria. Se concentrássemos as forças em um lugar de cada vez, não haveria fome no mundo.

Assim também, no nosso pais, se cada igreja se concentrasse no beneficio dos seus membros, ajudando-os a crescer, e depois levasse-os a fazer o mesmo com o próximo, cada Igreja seria sustento para seu bairro, não haveria fome no Brasil.

Temos que fazer diferença nesse mundo, temos que ser a diferença, ser o sal que dá gosto, a luz que vence a escuridão da solidão.

Como fazer isso. também penso nisso, penso em não ficar apenas aqui escrevendo, bancando o rebelde. Na verdade já tenho feito coisas, mas não gosto de falar, pois o alvo aqui não sou eu, e perto do que poderia fazer, não representa nada, nada mesmo. Nunca vou usar um gesto que não passa de minha obrigação como servo de Deus, para me engrandecer, ou parecer diferente e melhor que os outros.

Mas posso deixar aqui algumas dicas, pra mim e pra você:


1. Não espere um mendigo pedir dinheiro ou comida, se isso acontecer provavelmente você terá medo de ser enganado, e pode ser verdade (será que ele quer comer mesmo, ou tomar pinga? ), mas quando você procura uma pessoa pra ajudar, sem mesmo que esta lhe peça, você terá a certeza de que esta fazendo a coisa certa.

2. você conhece alguém que esteja passando por uma fase difícil em sua comunidade? leve uma cesta básica a casa dela, se ela recusar, pode ser orgulho, ou mesmo vergonha. neste caso deixe a cesta e diga que ela entregue a alguém que precise. com certeza ela vai ficar com a cesta.

3. Um amigo menos provido gosta muito de uma roupa sua? Dê a ele.

4. Invista na profissão de alguém que esteja desempregado, procure gerar trabalho aos teus amigos, compre de amigos, empregue irmãos de sua Igreja;

5. Procure creches, asilos, centros de reabilitação, e ajude. Ninguém precisa saber. você se sentirá melhor.


Muitas coisas podem ser feitas para o bem do nosso próximo, não perca mais tempo.

Não sou o dono da verdade, portanto peço que filtre tudo o que escrevo ou digo, E se porventura, algo lhe servir, agradeço a D-us por poder acrescentar algum ensinamenso.

Que Ele abençoe a todos,

shalom


Déio Tambasco responde Qual a melhor DAW?

A melhor DAW é sempre aquela a qual a gente se adapta melhor. Busque algumas coisas: praticidade, leveza em relação ao processamento, compartilhamento com outros estúdios e artistas,
espero que gostem do video.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde Pedal de drive


Nosso pedal de drive deve ser escolhido com muito cuidado, pois faz parte do nosso som, nosso timbre, nossa personalidade musical.
no meu caso prefiro usar um bom amplificador valvulado, e usar um drive como booster, pras horas de solos ou uma pegada mais forte.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Faça com amor

Postei uma frase sobre isso hoje no Twitter sobre o assunto que direi agora:
nos tempos atuais, as coisas acontecem num ritmo desenfreado, então as pessoas se acostumam a produzir musicas, pregações, workshop etc.. como se fritasse batatas.
Existe ate um termo que se usa em mixagem, se não me engano - fritar uma mix, ou coisa parecida.
isso é terrível, pois todos temos que entender que tudo o que plantamos fica pra sempre, e um cd gravado ou dvd, são coisas que ficam gravadas pra sempre, enquanto alguém tiver uma copia de um CD mau produzido, seu nome como produtor será mal falado. é isso que você quer pra sua vida?
se a resposta é não, e espero que seja, então esta na hora de mudar.
Tudo o que falta é um pouco mais de carinho nas coisas que fazemos. Pra que abraçar o mundo, aceitando um monte de projetos ao mesmo tempo, a um preço de bananas, e fazer todos eles mal feitos? é melhor esperar um pouco, fazer um por vez e dar melhores resultados, não e mesmo? ou melhor ainda, seria montar uma boa equipe de profissionais pra poder desafogar um pouco, delegar funções, e supervisionar todos os serviços que levam o teu nome.
bom, este já seria um outro nível, mas melhor pouco na mão pra sempre, do que um bolo de dinheiro uma única vez na vida, e é isso que acontece quando você tem eu seu cliente, um inimigo insatisfeito; ele vai levar o resto da vida falando mau de você, como se isso fosse sua missão de vida.
Bom, todos nos temos que aprender com os erros, com a vida, também sou um desses aprendizes, e tudo o que escrevo aqui, serve primeiramente pra mim. pode ter certeza de que sou fruto dos meus aprendizados, e aprendo também com meus erros, e por que não dizer, com os erros dos outros também.
Shalom

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Déio Tambasco em Bonito


Numa Viagem maravilhosa a Bonito - MS, gravamos esse video.
Era uma manha antes do show, na verdade fui a trabalho, mas graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer este lado da natureza de Bonito.
Tudo naquele lugar nos faz pensar em Deus, e na perfeição da sua criação. Em tudo, em nós mesmos, mesmo sendo falhos, podemos contemplar o quão maravilhoso é o Senhor, e sentir o seu amor, que flui em cada paço que damos, em cada palavra, nos peixinhos, em cada som, no canto dos pássaros, ou no barulho das águas daquele rio lindo.
Espero que gostem da aventura, e se puderem, através deste pequeno clipe, sentir um pouco do que sentimos ali, já fico muito satisfeito.
Shalom

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Déio Tambasco em mensagem de webcam



FOCO


DETERMINAÇÃO


CORAGEM


HUMILDADE



Déio Tambasco gravação de bateria


Fatores que diferenciam uma boa gravação de bateria
1 escolha um bom musico que toque o estilo da musica que vc esta produzindo;

2 se ele nao tiver, escolha uma boa bateria;

3 o estúdio deve ter a acústica preparada para este tipo de gravação;

4 cada peça da bateria requer um tipo adequado de microfone, certifique-se de que o estudio que vc está alugando tem tal equipamento;

5 tome cuidado com o nivel de volume das peças, depois de passar peça por peça, fale para o musico tocar uma boa levada, na pegada que esta acostumado a tocar, e de muita atenção a cada nivel de entrada na seção de gravação;

Agora é seo mandar bala na gravina
http://youtu.be/gm_d14EqciY


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

QUAL O DRIVE IDEAL?

Um antigo professor de sitar me disse que o primeiro instrumento a criar a distorção foi justamente a sitar. Sei lá se é verdade, só sei que todo mundo quer vender seu peixe... por que disse isso? também não sei hshs.
No decorrer dos anos, o drive vem se tornando parte quase que fundamental em praticamente todo tipo de musica.
Eu que também atuo como guitarrista e produtor no meio sertanejo, senti esta retomada da guitarra, que aos poucos, está chegando de volta. ( a musica sertanejo universitario tirou a guitarra de cena, mas aos poucos esta retomando seu lugar de direito )
Uma vez que você decide que também nao quer ficar de fora deste universo distorcido, vem a hora de saber que tipo de guitarra e drive usar, bem como ampli etc...mas hj vamos falar de drive.
É claro que cada estilo vai pedir um determinado tipo e grau de distorção na guitarra, mas depois de saber o tipo, vem o timbre e assim por diante. Pra não ficar dando voltas, vamos pegar como exemplo um estilo intermediário, o pop rock. neste estilo onde a voz do cantor deve ser muito clara e limpa, a guitarra nao poderia ficar muito sija, distorcida, principalmente por que a guitarra age praticamente na mesma região de freqüência da voz. um bom som de crunch viria a calhar.
Eu recomendo um amplificador, de preferencia valvulado, que te de esse tipo de drive, por exemplo um vox AC30, mas se você é o tipo de cara que curte um pedal, recomendaria um pedal nao muito forte, como um tube scream da Ibanes, este foi muito usado por Steve Ray Vaughan. De lá pra ca outras marcas fizeram pedais que chegam neste som e ate melhores, tais como o Fire.
como drive também é uma coisa muito pessoal, fica aqui o meu conselho, Você é o que você ouve, e estas palavras nao sao minhas, mas do Scott Henderson, um guitarrista que amo escutar, o cara sabe tudo e mais um pouco sobre feeling, tecnica, e timbre.
é muito chato escrever, escrever e nao conseguir passar realmente a mensagem, mas vocé pode mandar suas questoes p o meu email = contato@deiotambasco.com.br, que na medida do possivel quero responder a todos ok?
forte abraço, fiquem na paz.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FUJA DO IMEDIATISMO


FUJA DO IMEDIATISMO


Como sempre estou dizendo, vivemos em um mundo muito dinâmico e competitivo, onde as coisas acontecem muito rápido, e quem não acompanha seu ritmo, quase sempre fica pra trás.

O grande risco em se render a este ciclo "fast-food" é deixar de fazer as coisas com carinho, pois a ordem é sempre, tirar da frente pra entrar outra coisa coisa. Infelizmente aprendi este falho lema com um antigo chefe, e acabei praticando por um tempo, até cair na realidade.

E é desta realidade que gostaria de falar um pouco hoje.

Tudo o que dizemos, fazemos, ou mesmo pensamos, é pra sempre. Um simples estalar de dedos ecoa pelo espaço. uma palavra não pensada, pode causar efeitos desastrosos e frustrantes, ou mesmo traumas incalculáveis.

Onde quero chegar? Uma musica, CD ou DVD que deixe em seu conteúdo, erros, por menores que nos pareçam, pode ser o principal motivo de uma queda no futuro. Pense que quando você produzir um CD, daqui há 5 anos, o mesmo será ouvido por um possível cliente.

E não adianta dizer que em cada época a coisa se atualiza, pois até hoje curto e admiro trabalhos de 40 anos, trabalhos impecáveis, ou seja, independente da época, da tecnologia disponível etc… se você não trabalha com amor, atenção, não se dedica ao trabalho, como se fosse realmente teu, lá na frente ira colher frutos negativos disso. Eu mesmo sofro com isso, pois passei a aprender os detalhes e segredos que um bom profissional precisa para crescer, há pouco tempo.

Mas o que importa é que nunca é tarde pra gente aprender e dar um basta na imaturidade. O que fazemos hoje é a semente do que colheremos amanha. A qualidade desta semente, é você quem deve saber.

Outra dica pra nós todos: melhor negar um favor ( entenda como serviço se quiser ), do que faze-lo com desprezo.

Não queira abraçar o mundo, aceitando todo mundo que te procura, pois quem muito quer nada faz, fazer 5 mal feitos, é muito pior do que fazer 2 com perfeição, pois estes dois com certeza lhe trarão outros 4, e assim por diante..

Shalom, ate a proxima


OBS, ESTA FOTO TEM MAIS DE 10 ANOS, FOI TIRADA NA AFRICA . L´A JA TINHAMOS NOSSO TRIO , SHALOSH, EU, BAL E TED, GRANDES AMIGOS

sábado, 8 de outubro de 2011

Um pouco de treino não faz mal


Como praticante de artes marciais ( judô e jiu-jitsu ) digo por experiência que a perfeição dos golpes é alcançada através de repetição, e quando digo repetição, estou falando de anos fazendo a mesma coisa. a gente pratica um ano inteiro pra aplicar aquele golpe uma única vez, contra outra pessoa que também pratica. resumindo, é complicado competir.

mas não é de competição que quero falar, alias, detesto competição, por mais que através dela a gente tende a melhorar.

na musica a coisa não é diferente. Existem técnicas vocais ou instrumentais que somente praticando muito a gente consegue executar, imagine uma pessoa tocando um violino, aquele instrumento sem trastes, complicadíssimo de tocar. quando ouço Itzak Perman tocando seu violino, vejo nele a facilidade com que executa seus movimentos. Ele toca assim desde criança, e sempre fala que esta aprendendo ainda ( nao conhece? - youtube )

Nós temos um diferencial, pois a musica que tocamos tem um destino infinitamente maior; maior que um adversário, maior que um juiz na sala de teste ou auditoria, maior que tudo , estou falando de D-us, bendito seja.

Sendo assim creio que a nossa responsabilidade em apresentar um louvor perfeito, lindo, agradável, e ainda maior, pois o dom que temos não vem de nos, mas Dele.

quando eu era adolescente, treinava guitarra por horas todos os dias, mas hoje, devido a todas as atividades que tenho, como guitarrista, cantor e produtor musical, nao consigo encontrar tempo pra treinar. Ainda assim, tenho em meu estúdio uma guitarra plugada no amplificador e um violão prontidão para ser usado, sem contar com outro truque que encontrei. nao posso entrar em meu carro sozinho, que ja começo com os exercícios vocais, e canto acompanhando cds dos meus cantores favoritos. foi a maneira que encontrei de nao ficar parado em meus estudos, mas ainda sinto que falta mais.

Uma vez aprendi com uma pessoa que, quando a gente quer realmente algo, a gente faz acontecer, enato nao existe desculpas como falta de tempo, pois o tempo é a gente quem faz.

Entao vamos pegar uma folha de papel e fazer uma planilha, com os horários da semana, enato como prioridade colocamos os horários que temos a cumprir, como trabalho, faculdade tec… em seguida coloque o tempo livre: horário de almoço, tempo entre trabalho e escola ou outra função, tempo livre em casa antes de dormir, ao acordar, etc…

agora pense se nao consegue encaixar alguma atividade extra neste tempo que tem, eu mesmo ja dei uma dica, dentro do carro, no caminho para o trabalho, ou do trabalho pra casa você pode recitar seus poemas, cantar e praticar seus melismas ou exercícios vocálicos, e principalmente falar com D-us.

bom, eu fiz isso, e me espantei com a soma de todo o tempo livre que tinha. quando cheguei ao limite, descobri que poderia dormir um pouco menos, hahahaha. esse truque aprendi com Roberto Justos e outros empresários amantes do trabalho.

é claro que tudo em nossas vidas deve ter equilíbrio, do contrario nos tornamos escravos de nós mesmos.

mas nunca deixe de estudar, pratique e você serra sempre melhor do que foi ontem.

espero que tenham gostado

Shalom.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Que tipo de musica tenho que compor?

Uma das questões que mais tem perturbado os compositores ultimamente, é: que tipo de musica vou compor, o que vai pegar, o que o povo vai comprar?
Sinto muito por termos chegado a este nível, na musica, principalmente na musica Gospel.
sou do tempo em que a gente fazia rock pra agradas aos malucos e perdidos, e depois, através da mensagem, mudar suas vidas, e leva-los ao encontro de D-us.
mas de um tempo pra ca a coisa mudou; em alguns aspectos até mesmo pra melhor; mas quando falamos de mercado, sinto ate vergonha, pois o que um dia fomos, e o que hoje nos tornamos...
A nossa musica deve ser verdadeira, falar e transparecer o que realmente somos e pensamos, ela deve vir de dentro, da alma, e nao do bolso, ou da necessidade de aparecer ou enriquecer.
Digo isso, pois muitos de nós, eu mesmo já me vi assim, nos encontramos em um mundo totalmente competitivo, muitas bandas, muitos cantores, muitas gravadoras etc... É nessas horas que a gente nao pode ficar pra trás e quer fazer algo melhor do que o "concorrente".
Puro engano, quem nos sustenta é o Senhor, bendito seja o Seu nome pra sempre.
Se buscarmos em primeiro lugar o Seu nome, e o Louvor da Sua gloria, todo o mais vira naturalmente de Sua parte, por que nao dizer, até o sucesso na carreira da musica.
Sendo assim, fica aqui o meu conselho, cante o que vem de dentro de você, o que parte do seu coração, para o coração de D-us. Cante também o que você gosta e se sente a vontade de cantar, independente do estilo, que seja o melhor de você.
Shalom

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gravação de violão


Existem muitas maneiras de se gravar violão. Alguns engenheiros ou produtores gostam de microfone, outros de linha ou mesmo dos dois. No meu caso, gosto do violão captado apenas por microfones; o numero não importa, sendo que na maioria dos casos acabo usando 2 ou 3 microfones, cada instrumento necessita de cuidados diferentes.
Neste caso, a qualidade do instrumento conta e muito, pois estamos captando o som do conjunto - madeira e cordas, e nao de um determinado pré com mil funções..
Em primeiro lugar, o instrumento deve estar com as cordas novas, devidamente regulado, de preferencia por um ótimo Lutier, a sala isolada, para nao captar nenhum tipo de reverberação, que venha a atrapalhar na hora de mixar.
Gosto de usar um fone de ouvido, e enquanto o violonista toca, solo cada microfone em sua posição, e vou mudando a posição ate alcançar o melhor som possível naquela região.
Na maioria dos casos, usei 2 microfones, um perto do braço, na região da oitava, e outro captando o som do corpo, não de frente a boca, mas um pouco acima. Há poucos dias passei a usar um terceiro microfone acima da cabeça, simulando o sim que chega ao ouvido, o som obtido as vezes surpreende, mas em alguns casos acabo tirando na hora de mixar.
Uma vez que encontrei o som, abro os canais em pan, não necessariamente todos abertos, e passamos a segunda fase, gravação. Vale a pensa ressaltar que, a atenção ao som do violão deve ser dobrada, pois o musico pode respirar forte, e este som pode pode estragar a wave do microfone atingido.
Depois de gravado, vamos a edição.
Já experimentei todo tipo de ferramenta que os programas nos dão, mas nenhum deles me convenceu, nao quando falo em edição de violões.
sendo assim, o jeito é editar na mão mesmo. O Pro tools tem recursos maravilhosos, que ajudam a editar, mas o conselho que dou, é que, cada instrumento que vc gravar, edite em seguida, pois o próximo com certeza gravará bem próximo do tempo certo, exigindo menos edições.
Espero que tenham gostado do texto.
Shalom.