sábado, 29 de outubro de 2011

por que os clientes vão embora?

Muita gente deve se perguntar: se eu faço tudo certinho, por que meus clientes vão embora? Falo com propriedade, pois eu mesmo já me fiz esta pergunta.
Existe um detalhe primordial, que supera o fato de você ser ou não o melhor produtor, engenheiro ou musico do mundo.
Tratamento pessoal. Isso mesmo, você esta lidando com pessoas. Pessoas que deixam suas casas, para serem servidas por você em seu estúdio ou escritório.
Mas o que fazer para agrada-Los? Pense antes em não desagrada-los.
Alguns detalhes que me fizeram mudar e crescer profissionalmente:

Horário.
Você marca com o cliente, o cara que vai te pagar, num horário, e chega atrasado. Uma vez é compreensível, afinal, o transito esta aí pra atrapalhar mesmo. Mas você repete, e novamente o faz. Só com este detalhe, da primeira vez, eu já não entraria no teu estúdio nunca mais.

Prazo.
Num belo dia você senta numa sala de uniões com seus futuros clientes, e promete uma serie de coisas, ene elas, que entregara o trabalho num dia determinado. Chega este dia, e você ainda esta na metade do trabalho. Sinto em ter que dizer, você não passa de um mentiroso. Quem atrasa mente pois prometeu um horário / data e cumpriu outro. Uma pessoa assim não tem compromisso nem com sigo mesmo, imagine com terceiros.

Apresentação.
Por mais amiguemos de que seus clientes sejam, não vá trabalhar como se estivesse na sala de casa, onde talvez você não os levaria. Isso passa uma imagem de desprezo com os outros. As pessoas provavelmente se arrumaram premir até você. Faça, no mínimo, o mesmo por elas. Não preciso nem dizer sob banho, dentes escovados, roupas lavadas, no e mesmo? Nossas mães nos ensinaram direitinho, espero.

Humor.
Ninguém tem culpa se acordou com o pé esquerdo, ou se esta na hora de você ir embora, ou mesmo se você não trabalha com o que realmente gosta. As pessoas estão ali, você esta ali pra servi-lãs,cê todos esperam que você de o seu melhor.

Prontidão.
Mostre-se uma pessoa mais do que pronta. Se lhe pedir um copo de água, agá-lhe a garrafa. Se marcou de cantar, deixe o microfone passado,e tenha certeza de que ele esta realmente funcionando. Grade um trecho. É você quem tem que ficar esperando que o cliente chegue, e não o contrario.

Agilidade.
Ninguém esta esperando que você passe todo o período correndo como louco, transpirando perto dele. Isso seria terrível. Mas fazer tudo em passos de tartaruga, sendo que na maioria dos casos você sabe exatamente o que fazer, onde esta determinado cabo ou microfone, etc... Isso desanima a qualquer um

Tem muito mais, mas teria que escrever um livro, e com certeza, teria que lê-lo muitas vezes antes de falar do assunto. Tudo o que digo aqui, são defeitos desquitais já fui vitima , vitima de mim mesmo.

Bom, acho que é isso. Mãos a obra, olhe no espelho e repita: eu amo a Deus, eu me amo, eu amo o meu trabalho, e trabalhe com amor.
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário