
Como praticante de artes marciais ( judô e jiu-jitsu ) digo por experiência que a perfeição dos golpes é alcançada através de repetição, e quando digo repetição, estou falando de anos fazendo a mesma coisa. a gente pratica um ano inteiro pra aplicar aquele golpe uma única vez, contra outra pessoa que também pratica. resumindo, é complicado competir.
mas não é de competição que quero falar, alias, detesto competição, por mais que através dela a gente tende a melhorar.
na musica a coisa não é diferente. Existem técnicas vocais ou instrumentais que somente praticando muito a gente consegue executar, imagine uma pessoa tocando um violino, aquele instrumento sem trastes, complicadíssimo de tocar. quando ouço Itzak Perman tocando seu violino, vejo nele a facilidade com que executa seus movimentos. Ele toca assim desde criança, e sempre fala que esta aprendendo ainda ( nao conhece? - youtube )
Nós temos um diferencial, pois a musica que tocamos tem um destino infinitamente maior; maior que um adversário, maior que um juiz na sala de teste ou auditoria, maior que tudo , estou falando de D-us, bendito seja.
Sendo assim creio que a nossa responsabilidade em apresentar um louvor perfeito, lindo, agradável, e ainda maior, pois o dom que temos não vem de nos, mas Dele.
quando eu era adolescente, treinava guitarra por horas todos os dias, mas hoje, devido a todas as atividades que tenho, como guitarrista, cantor e produtor musical, nao consigo encontrar tempo pra treinar. Ainda assim, tenho em meu estúdio uma guitarra plugada no amplificador e um violão prontidão para ser usado, sem contar com outro truque que encontrei. nao posso entrar em meu carro sozinho, que ja começo com os exercícios vocais, e canto acompanhando cds dos meus cantores favoritos. foi a maneira que encontrei de nao ficar parado em meus estudos, mas ainda sinto que falta mais.
Uma vez aprendi com uma pessoa que, quando a gente quer realmente algo, a gente faz acontecer, enato nao existe desculpas como falta de tempo, pois o tempo é a gente quem faz.
Entao vamos pegar uma folha de papel e fazer uma planilha, com os horários da semana, enato como prioridade colocamos os horários que temos a cumprir, como trabalho, faculdade tec… em seguida coloque o tempo livre: horário de almoço, tempo entre trabalho e escola ou outra função, tempo livre em casa antes de dormir, ao acordar, etc…
agora pense se nao consegue encaixar alguma atividade extra neste tempo que tem, eu mesmo ja dei uma dica, dentro do carro, no caminho para o trabalho, ou do trabalho pra casa você pode recitar seus poemas, cantar e praticar seus melismas ou exercícios vocálicos, e principalmente falar com D-us.
bom, eu fiz isso, e me espantei com a soma de todo o tempo livre que tinha. quando cheguei ao limite, descobri que poderia dormir um pouco menos, hahahaha. esse truque aprendi com Roberto Justos e outros empresários amantes do trabalho.
é claro que tudo em nossas vidas deve ter equilíbrio, do contrario nos tornamos escravos de nós mesmos.
mas nunca deixe de estudar, pratique e você serra sempre melhor do que foi ontem.
espero que tenham gostado
Shalom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário