Existem muitas formas de gravar violão. Uma delas é a híbrida, feita através de microfone e linha. Consiste em posicionar um ou mais microfone (a), e misturar com o som e linha. Este tipo é muito usado na música sertaneja, pois o som fica próximo do som de violão ao vivo. Eu particularmente não sou fan desse tipo de som de violão, apesar de ser extremamente claro e percussivo.
A outra forma seria usar apenas microfones, dai a quantidade não tem limites. Algumas pessoas colocam até um microfone perto do ouvido do musico, para obter o som que o musico ouve. Eu já gravei assim e gostei muito do resultado, apesar de ter feito isso apenas uma vez para testar o som, mas não descarto a possibilidade de refazer a experiência.
Mas antes mesmo de nos preocuparmos com a forma de microfonagem, existem alguns cuidados a serem tomados.
Cada violão tem um som característico, possui determinado tipo de Madeira, que propositadamente obtém o som desejado.
Tamanho também influi no som, vilões folk geralmente são grandes, com freqüências graves realçadas,
Uso de cordas novas a cada seção de gravação é importantíssimo, pois a corda usada abafa o som, principalmente das cordas enroladas. Se eu gravo um CD em dois dias, uso dois encordoamentos, um para cada seção de gravação.
Depois vem a sala, que deve ser totalmente isolada, pois os microfones são sensíveis, e captam qualquer freqüência que possa sobrar no som ambiente.
Dai finalmente vem a escolha dos microfones e seu posicionamento. Microfones muito próximos ao corpo, podem causar o famoso efeito de proximidade, geram uma freqüência grave e chata, geralmente na região de 100Hz, onde um corte de freqüência não consegue alcançar, sem que tire também o corpo do instrumento.
Microfone muito perto do braço também pode causar um volume exagerado do som dos trastes, som difícil de matar na mix, numa situação como essas, você acaba tendo que mutar o microfone. Já em casos como o uso de slide, eu gosto de valorizar o som dos trastes, me lembra o blues antigo de Mississipi.
Como cada instrumento é diferente do outro, fica complicado sugerir uma distancia, mas creio que de 20 centímetros a mais, dependendo do objetivo. Se você quiser um som de violão mais ambiente, pode até ousar uma posição de uns 60 centímetros de distancia.
Por fim, a execução é a parte mais importante, pois não adianta nada ter todo ti de cuidado, pra depois registrar uma execução que deixa a desejar.
Use o recurso da tecnologia, repita quantas vezes for preciso um take, mas não deixe passar imperfeições, pois a mix não faz milagres.
Como você pode ver, a arte de gravar violão, não é tão simples assim.
Muito massa Déio...esclarece bem a galera q ta começando nessa onda de gravação ! Abração, PAz
ResponderExcluir