Todos sabemos que o mercado dita as regras da música. A gente liga o radio, no carro ou em casa, e tem que escutar aquelas mesmas musicas, aquele mesmo estilo.
Funciona mais ou menos assim: O artista, ou na maioria dos casos, o grupo de donos do artista, paga pra radio, que tem que tocar alguma vezes por dia a famosa música de trabalho. E esta música "de trabalho" vai ser repetida em nossos ouvidos até a gente gostar. Se não gostar, você muda de radio, e acaba em outro tipo de armadilha, outra música de trabalho.
Quem perde com isso? Nós, consumidores finais, que acabamos sem opção. Quem mais perde com isso? A música, em sua infinita diversidade de estilos, que acaba massacrada, pelos empresários que ditam as regras.
É fato que o povo acaba se identificando com um tipo de música, e a adota como trilha sonora de suas vidas, suas baladas, no carro, estilo de vida etc...
Pra ser mais claro, cito a atual febre da música sertaneja universitária.
Tenho trabalhado também com este estilo há mais de 4 anos, e confesso que amo a música sertaneja, aprendi a gostar, escolhi gostar, e já gravai em DVDs de grandes duplas.
Quando a radio 89, que só tocava rock, de um dia pro outro, passou a tocar dance, percebi que nossas opções estavam se esgotando. Os puristas estão enfim se enquadrando no sistema, também querem andar de Mercedes.
Agradeço a D-us pelas rádios evangélicas, que mesmo as vezes, cobrando pra tocar, afinal tem suas despesas também, ainda tocam as musicas de artistas menos providos. Ainda resta o ministério, graças a D-us. E espero que continuem sempre assim, tocando 3x ao dia, os artistas de gravadoras gigantes, 2x os menores, periodicamente as nossas.
Sou membro da Igreja Renascer em Cristo, e amo esta casa, amo a nossa radio, a Gospel FM, que sempre tem apoiado cantores novos, incentivado trabalhos menores. Temos um histórico de ajudar aos começos de trabalhos que hoje são enormes, se é que se pode dizer isso.
Enfim, deixo minhas ultimas palavras, ainda resta uma esperança pra música, a internet é uma das estratégias maravilhosas que tem ajudado em nossos trabalhos. Mesmo tendo gente que paga pra ter milhões de acessos, não se importe com isso, coloque a sua música na net, mostre oras rádios, tenha fé no Senhor, que na hora certa acontece.
D-us te abençoe
Nenhum comentário:
Postar um comentário