segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pessoas são pessoas

Como é difícil viver em comunidade. Agora, mais difícil ainda é liderar esta mesma comunidade.
Pessoas de diferentes pensamentos, criações, ambições, tendo um mesmo objetivo.
Tendo um mesmo objetivo? Nem sempre. As vezes o inimigo não é o concorrente. Alias, é sim, mas este concorrente pode estar ao teu lado, de ser um (in)subordinado teu.

Nem todas as pessoas nasceram para liderar, mas as vezes parece que nem todas as pessoas nasceram para serem lideradas, não aceitam outro semelhante como líder. É mais fácil obedecer a um pai, tio, pastor, do que um irmão, amigo, colega que, por força das circunstancias ou mérito, caiu de para-quedas no cargo, e agora se vê à sua frente.

Aqui fica o meu conselho para os lideres e liderados: Liderado, você está em um cargo ou função, e isso não é a toa, você tem o teu mérito, seja ele qual for, você é importante para a sua corporação, do contrario, não mais estaria ali. Nadar contra a maré, lutando contra e medindo forças com teu chefe, não mostra que você é forte, mas ao contrario disso, transparece uma insegurança, fraqueza e medo da vida. E ninguém gosta de andar com gente assim, chega um momento em que a convivência ficam impossível. Neste momento você estará sozinho.
Líder, existe uma ordem para as coisas, o caminho da diplomacia, do dialogo, sempre foi e sempre será o melhor. Quando nada disso der certo, talvez seja o momento de partir para um comportamento mais implacável. Pense que as pessoas que te servem, nem sempre sonham com isso, e para fazer com que a tua liderança seja respeitada, você talvez tenha que conhecer melhor as pessoas que estão abaixo de você.
Conhecendo-as você saberá como lidar com cada uma delas.
O teu objetivo deve ser conquistar o respeito de todos, a não ser que você não queira conviver com alguma das pessoas que te servem. Portanto, seja sempre mais paciente, compreensível, e importe-se com teus empregados.
Não misture amizade com profissionalismo, e o resultado será positivo.
Boa sorte a todos nós.
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário