Todos sabem que estamos em uma época em que os home estúdios invadiram o mercado, tirando de cena grandes estúdios. Estes, por sua vez, tiveram que se reinventar, fazendo alianças com produtores, baixando seus preços, enfim, uma serie de adaptações causadas pela abertura do mercado aos pequenos profissionais. Me lembro muito bem do meu primeiro CD, na época o engenheiro disse que iria gravar em uma mídia nova, a mídia mais segura e cara já inventada, hoje qualquer pessoa tem acesso a um CDR.
Mas queria falar mesmo é de um grande perigo que cerca aos produtores de home estúdio, e até mesmo aos artistas,que querem encabeçar seus trabalhos. Estes optam por baratear seus trabalhos, fazendo todas as etapas sozinhos, e depois dando o mesmo nas mãos de algum "engenheiro" para as finalizações, mix e master.
Então gostaria de mostrar algumas diferenças entre um grande trabalho, e um trabalho medíocre. E quando digo medíocre, não tento ofender, mas sim, dizer que o seu trabalho não pode estar dentro da media, isso é ser medíocre, Tem que ser melhor, se destacar.
* guitarra gravada com plugins, jamais terá o som e os harmônicos de um bom amplificador valvulado e devidamente microfonado. Quando tiver que ser desta forma, você ainda tem a opção de editar a guitarra gravada, e depois levar a algum estúdio, que tenha os amplificadores, ou mesmo levar o teu, e passar por um processo chamado re-amp. Este consiste em passar o sinal limpo da guitarra por um directbox especifico, mandar pra entrada do ampli, que microfonado, volta para a seção. Para isso, você deve desativar os plugins de guitarra, e passar o sinal totalmente limpo pro amplificador.
Se o guitarrista for gravar com pedaleiras digitais, peça que use um direct box e grave ao mesmo tem um sinal limpo. Desta forma você dera somar com um take de reamp, ou trocar o timbre pelo amplificador.
* gravar violão em linha, na minha opinião é coisa para aviação ao vivo, mental ao menos que você vá gravar um DVD ou cd ao vivo, grave-o devidamente microfonado em um bom estudio, que tenha a sala preparada, pois existem salas vivas que mandam reverberações pra dentro do seu take, e isso não da pra ser tirado depois. Existem produtores que gostam de misturar o som da linha com o do própria instrumento, ou seja, line e mic. Não é o meu caso.
* Todos os instrumentos,entes de corda devem ser gravados com cordas novas, a corda velha não da o brilho necessário e além disso mente na afinação. Da mesma forma, gravar batia com pele velha também é um grande risco.
* por falar em bateria, o grande erro de hoje é a pressa. O cliente chega no estudio, e pelo fato de estar pagando, fecha a cara quando o técnico esta passando o som, se demora muito parece que esta comendo horas. Ao contrario disso, o cliente se da por satisfeito quando o técnico e relaxado, não se preocupa com a afinação do instrumento, o som captado, quando não passa as pecas por prés e tira o som quente do instrumento. Bom, no final, quem tem que fazer milagre e o engenheiro, mas à base de plugins, nunca será parecido. Se você tem a chance de mandar a coisa pronta pra mix, por que passar um monte de waves flat pra próxima etapa?
* o mesmo acontece com a voz. A voz precisa de cuidado redobrado, produção, atenção, salsa, timbre, microfone ideal,etc... Pra que gravar com pressa, na certeza de que o melodyne em monte de outras ferramentas magicas vai concertar? Isso nem sempre acontece. Depois não coloque a culpa no técnico, dizendo que fulano não mixa bem.
Bom, vou parar por aqui, m saiba que todos os instrumentos, todas as etapas são importantes, não tenha pressa, não faca num ritmo desenfreado. Você esperou tanto tempo pra gravar, agora vai der mal feito, ou agulhar o produtor para que o trabalho saia logo?
Se necessário for, pague pra que alguém edite e afine o trabalho, antes da mixagem, pois hoje em dia, todos os trabalhos passam por isso, e não fazer simplesmente significa ir contra a vertente do mercado.
Enfim, procure o engenheiro que tira o som que você procura, ouça seus trabalhos, e confie, deixe o cara fazer o que sabe, e depois de pronto, escute, e faca suas ressalvas.
Como você pode ver, um bom t
Trabalho requer um pouco mais de atenção e dinheiro do queimarias, m não desanime, pois o retorno de um bom trabalho é certo, você nunca vai ficar na mão r ter dado a você mesmo a atenção, dedicação e investimento que merece,
Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário