terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Meu estilo de produção II


Quando um artista me procura, nos reunimos para discutir sobre o trabalho, e por fim, fechamos o negocio, passo por uma etapa importantíssima. Vou me inteirar do seu estilo, seu gosto e seu trabalho. Passo a ouvir o que ele ouve, para tirar melhor proveito do seu estilo e sonoridade. Geralmente me procuram pessoas ou bandas que tem mais ou menos a minha história, então a coisa fica mais fácil, mas creio que ainda assim é importantíssimo fazer isso, pois corro o risco de deixar todos os trabalhos muito parecidos. Então prestar atenção em detalhes pode fazer diferença.
Outra coisa importante é não fechar uma panelinha de músicos, pois isso também deixa os trabalhos parecidos, a maioria dos produtores gostam de ter uma espécie de fidelidade com um time de músicos, desta forma pode pagar menos, cobrar menos, e os músicos acabam ganhando na quantidade.
Mas acho que é imitante conhecer muitos músicos diferentes, e seus estilos predominantes, para que em cada trabalho você saiba exatamente com quem pode contar. Isso faz muita diferença.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Meu estilo de produção


Me fizeram esta pergunta, então pensei que poderia ser um bom texto para meu blog, e aqui esta.
Meu estilo de produção musical está diretamente ligado à minha carreira como musico. Como sempre toquei rock, estilo que requer uma boa dose de sons analógicos, guitarras quentes, sons orgânicos, hoje não consigo fazer algo que soe artificial, digital.
Então não abro mão de algumas coisas, mesmo sendo uma pessoa aberta a novidades, e sempre me adaptando as novidades do mercado.
Na minha opinião, tudo tem que ser gravado através de um bom pré, valvulado ou não, dependendo do que for gravar.
Bateria tem que ser boa, ter as peles novas, e muito bem microfonada, e esquentada pelos prés, cada peça com seu devido pré. Para cada estilo de trabalho, também gosto de escolher qual bateria vou usar, por exemplo, para um disco de rock britânico, nada melhor que uma batera antiga com as peles porosas, foi o que fiz na produção do cd do apostolo Estevam, Inesquecível, aluguei uma Ludwig de 40 anos de idade e coloquei peles ambassador com bolas brancas. Já num som mais moderno, uma boa yamaha 9000, ou uma DW são indispensáveis.
O som do baixo fica bom, quando misturado o som de linha com o amplificados microfonado, os harmônicos gerados dão um resultado incrível.
Não preciso nem falar sobre guitarras, pra mim não existe plugins, nem pedaleiras digitais, pois elas emulam o som original do amplificados, mas não conseguem transmitir o calor e harmônicos dos bons amplis valvulados, mesmo assim, acabo usando algum emulador de ampli para gerar efeitos, por exemplo um drive num trecho de voz, e aí por diante. Guitarra tem que ser, Gibson, fender e Gretch, claro que existem outras marcas, mas me identifico com estas.
Violão somente microfonado, o pré amplificador dos violões, na minha produção, serve pra plugar no afinador, pois uso entre 2 e 5 microfones, dependendo do instrumento, então não vejo a necessidade. Alguns produtores preferem usar, pois dizemcque o pré deixa o som mais duro,case eu quiser um som mais duro, uso um microfone mais duro e um pré focusrite. Gosto do som do Gibson, mas também sou fan do martin.
Finalmente a voz, quando gravo, coloco sempre alguns microfones à disposição e gravo o mesmo trecho da música com cada microfone, depois identifico qual o melhor microfone para aquela voz, depois disso, passo aos testes dos pres, repito o mesmo procedimento, testando com o microfone selecionado, vários pres pra ver qual responde melhor. Depois desta etapa, passamos a gravação.
Tudo deve ser muito bem editado e afinado, quando o batera não tem muita pegada, posso usar samers para substituir ou somar com alguma peça que não tenha saído bem, mas isso é um recurso em caso de precisão.
Na mix priorizo os sons analógicos, passo algumas coisas nos racks de compressão e EQ, deixando apenas delays e reverbs para plugins. Acabo usando plugins de reverber pois não tenho tantas maquinas analógicas, mas quando temos tempo, posso gravar o efeito e usar a wave, ao invés de acionar plugins. Gosto de usar compressores e limiters em quiser todos os canais, para que a mix fique grande e não tenha picos de transientes, que venham a complicar a master,
Não tenho problemas em abusar dos side chains, vocaligns, duckins e outros recursos mais, tudo para obter uma mix limpa e clara.
Enfim a master, esta não gosto de por a mão, pois pelo menos nesta etapa final, é importante ter um outro ouvido que não esteja viciado no som, até mesmo para identificar alguma coisa que tenha deixado passar, falta ou excesso de freqüência, etc...
Bom, devo ter esquecido alguma coisa, mas acho que é mais ou menos por aí.
Fiquem com D-us, shalom

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Qual é o teu chamado?


Algumas pessoas se gabam do tal chamado, como se fossem as únicas pessoas do mundo com quem o próprio D-us falou, ou seja, chamou.
Tenho uma coisa frustrante pra esse tipo de pessoa. Muitos são chamados, este trecho esta na bíblia, de onde também vem o conceito de chamado. Muitos são chamados, quer dizer que você não é a única pessoa do mundo de quem o Senhor se lembrou.
A segunda parte do texto é ainda pior. Poucos são escolhidos, esta seria uma boa coisa para se orgulhar.
Se eu sou chamado, quase todo mundo foi, mas ser escolhido faz a diferença.
E para ser escolhido, você precisa antes, fazer uma escolha: aceitar o chamado, viver o chamado, abdicar de tudo, se preciso for, pelo chamado. Quando eu digo tudo, não falo de família, pois o chamado de D-us não vai te separar da tua família, e família é algo que Ele criou e deseja para nós. O chamado completa o homem, não o divide, não o separa. Separa do mundo, mas não da família, da igreja, etc...
A pessoa que vive o chamado, vive os frutos do espirito, e entre eles, esta a humildade, mansidão e domínio próprio, se você não se encaixa nestes requisitos, sinto muito, mas esse teu chamado deve ser para si mesmo.
Não quero acusar ninguém em meus textos, e já disse que tudo o que escrevo, antes tomo como lição para a minha vida.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A foto nao tem nada a ver com o assunto mas tudo bem, foi a que me apareceu.

Esta foto foi tirada em uma de minhas secões de gravação, do meu terceiro álbum, que nao acabo nunca, devido a tantas produções. Por outro lado, agradeço muito ao Senhor por isso, então que seja feita a vontade Dele, na hora certa este CD sai.

E por um outro lado ainda, vou ser sincero em dizer que nao estou mais ansioso e preocupado com meu trabalho solo. sei que ele é ministério pra mim, já nao mais estou na fase de ter que viver dele, sendo assim faço apenas com amor, e nenhum interesse, a nao ser o de agradar a D-us, bendito seja. Nada contra os que enriquecem com isso, sei que muitos deles colocaram Deus em primeiro lugar e estao colhendo os frutos disso, outros esqueceram do pacto, mas isso é pessoal de cada um.

Falando nisso, tenho acompanhado o "mecado" de musica cristã, ou se preferir, gospel, e me entristecido muito. vejo gravadoras de fora se metendo nesse "nicho de mercado" pois está dando mais lucro que o de fora, devido a pirataria. nao que no evangelho nao tenha; um dia encontrei um CD meu no nordeste, em uma banca de camelo. posso falar? fiquei feliz hahahaha, Imaginem eu, sendo pirateado, sinal que alguém quer me ouvir ne?

Por isso tenho me antecipado, e colocado minhas novas musicas na net, nao quero ninguém cometendo crime encima do meu sonho, meu ministério, e por outro lado quero que todos ouçam, entao eu mesmo disponibilizo na net.

Fico triste também com os inúmeros prêmios e trofeus, jogo de interesses pra vender mais produtos. Me preocupo com a Globo que sempre nos perseguiu, querendo morder um pedaço, ou toda a fatia. Da maneira que sao desleais e passam por cima de quem estiver na frente, vão querer massacrar os outros artistas para que seu produto seja o primeiro. Bom, só estou abrindo meu coração.

Pode ser que um dia eu, humano, acabe entrando numa barca furada dessas, e você me veja e comente: falou tanto, e agora faz parte. no que depender de mim, e se o Senhor me permitir, ainda que muitos brasileiros nunca venham a ouvir falar do meu nome ou do meu ministério, quero continuar fazendo parte do selo: DEPENDENTE DE DEUS records. pois amo comer nas mãos do Pai, amo depender Dele.

será que falei demais?

shalom

domingo, 11 de dezembro de 2011

Banda e ministério

Algumas pessoas têm me perguntado sob a diferença entre banda e ministério. Volto a dizer que não sou um doutor no assunto, mas os anos de experiência me levam a algumas conclusões das quais gostaria de compartilhar com vocês.
Banda nada mais é do que um artista, só que no coletivo. Um grupo de artistas, que se reúnem, para ensaiar, gravar ou tocar suas musicas. Vale lembrar que, quando um desses artistas resolve se sobressair aos demais, temos a famosa divisão, ou entenda como, aquele vocalista que "sente o chamado de deus" para seguir sozinho (sei).
Ministério não é necessariamente ligado à música. Você pode ser um porteiro em uma igreja, este é o teu ministério. Você pode ser um entregador de comidas embaixo da ponte num grupo de ajuda humanitária, este é teu ministério. Você pode ser um exímio cantor, em uma banda de igreja, e este pode não ser o teu ministério.
Para que o teu talento seja o teu ministério você precisa ser um ministro, um mensageiro e condutor da palavra do Senhor através da tua própria experiência de vida e testemunho, e por ultimo, deste talento.
Ministério é chamado, arte e talento são ferramentas em teu ministério. Você não entrega a vida à tua banda, você entrega a vida ao Senhor e Ele te usa, em tua banda.
Quando você usa o palco, a banda, a música para se sobressair aos demais, vender mais, provar que é o cara, você mata o ministério, por que Jesus é amor e humildade.
Não digo para se vestir de pano de saco e sair cantando na rua, mas acredito que o resultado de uma vida de entregas é o sucesso, quando a intenção é nobre, a honra é o efeito colateral.
Espero ter ajudado
Shalom

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

sobre a pirataria

O que dizer sobre a pirataria?

As vezes vilã, outras, aliada... Engraçado como as mentes mudam com o passar do tempo. Há alguns anos atras, quando as gravadoras reinavam e monopolizavam o mercado, o grande segredo da reprodução foi desvendado; lançaram gravadores de cd.
Não demorou muito pra enxergarem uma nova maneira de ganhar grana, a pirataria.
E é claro que essa venda desenfreada de CDs baratos incomodou aos empresários, donos das grandes gravadoras.
Bom, o tempo passou, quem sobreviveu, foi por que teve que por a mão no bolso e contratar gente pesada para seu cast de artistas.
Mas a grande novidade, que acabou abalando a industria da pirataria, se chama YouTube. Com o YouTube, não tem graça comprar CDS, uma vez que posso ligar meu computador, pesquisar sobre os lançamentos dos meus cantores favoritos, e depois de encontrar as musicas no Google, ouvido no YouTube, e depois baixar o cd através do sendspace, torrent, ou qualquer outro site de pirataria.
Há quem encontre vantagem em ser encontrado gratuitamente, eu mesmo sou um desses, que periodicamente coloca uma música na net pra todo mundo escutar.
Outros, como as grandes duplas sertanejas, já nem vendem mais CD. Eles dão seus CDs nas portas de eventos, visando o lucro posterior através de seus shows. Ta vendo? Tem espaço pra todo mundo, por isso não fique esperando um novo ciclo. Este é o momento, o seu momento.
Arregace as mangas, procure um produtor, um estúdio, grave o teu cd, coloque na net, divulgue, pois a próxima mania pode ser novamente a das grandes gravadoras, reparou como elas estão crescendo? Até a Globo, já não persegue tanto os crentes, já tem até selo gospel... Quando menos esperarmos, estaremos consumindo seus produtos a preços exorbitantes, até que reinventem a pirataria, e um novo ciclo se inicie.
Shalom.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Até onde você quer chegar?

O problema que mais afeta as corporações, é a competição. As pessoas se digladiam em busca da posição principal, seja numa empresa, numa banda, numa Igreja etc...
E a grande confusão que aflige os profissionais é o fato de pensar que o ápice de sua carreira deve ser o posto mais alto. Erro fatal.
Nem todos tem espirito de líder, nem todos estão prontos a liderar, e numa posição de liderança não conseguirão dar o seu melhor, correndo o serio risco de por tudo a perder.
Dai vem a minha pergunta: você prefere ser um líder medíocre, ou o melhor funcionário?
Você prefere se dar bem num setor de vendas, ganhando muito bem com suas comissões, ou um chefe de setor totalmente ocupado com as tarefas dos seus subordinados, esquecendo-se as vezes de suas próprias funções?
Pegue este exemplo e aplique a sua ocupação atual, seja ela igreja, vendas, louvor, etc...
Antes de almejar qualquer cargo ou posição de liderança, você deve desejar ser o melhor naquilo que faz, as vezes o fato de você ter efetuado uma tarefa complicada com êxito, não significa que você esta pronto para liderar o seu setor, ou ter o cargo maior dentro da sua organização.
Enfim, todos precisamos entender que um cargo ou posição de liderado, não significa uma condição de opróbrio ou humilhação. Você está exatamente onde deve estar, e com tempo, alcançara os teus objetivos. Mas não se frustre se nunca chegar a presidência da republica, talvez não tenha nascido pra isso.
Shalom

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sobre o racismo

Muito engraçado assistir ao programa do Roberto Cabrini sobre o racismo. Num determinado momento eles mostram um movimento "ariano" dos Estados unidos. Eles pregam o ódio aos negros, e defendem a supremacia branca. Tento imaginar o que sentem, tendo que viver sob a direção de um presidente da republica negro! Alias, o que é o racismo, senão uma grande estupidez.. E não se trata apenas de negros, todo tipo de raça é perseguido no mundo todo.
Alguns exemplos pra gente reparar:
O rei do futebol é negro; o maior gênio de todos os tempos era judeu, e hoje tem até hospital com o seu nome; o homem que libertou um povo apenas pela paz era indiano; o maior boxeador de todos os tempos é um negro muçulmano; o rei das artes marciais era chinês; o rei do pop era negro, que virou branco; o rei do blues é negro e do país da KKK, o rei do brega é nordestino, meu avô era nordestino, o outro era neto de italianos e judeus, minha mãe é negra e meu nome é Déio, sei lá o que eu sou, só sei que sou filho do Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

Bom, melhor parar por aqui, shalom.
Ah, racismo pra que?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pessoas são pessoas

Como é difícil viver em comunidade. Agora, mais difícil ainda é liderar esta mesma comunidade.
Pessoas de diferentes pensamentos, criações, ambições, tendo um mesmo objetivo.
Tendo um mesmo objetivo? Nem sempre. As vezes o inimigo não é o concorrente. Alias, é sim, mas este concorrente pode estar ao teu lado, de ser um (in)subordinado teu.

Nem todas as pessoas nasceram para liderar, mas as vezes parece que nem todas as pessoas nasceram para serem lideradas, não aceitam outro semelhante como líder. É mais fácil obedecer a um pai, tio, pastor, do que um irmão, amigo, colega que, por força das circunstancias ou mérito, caiu de para-quedas no cargo, e agora se vê à sua frente.

Aqui fica o meu conselho para os lideres e liderados: Liderado, você está em um cargo ou função, e isso não é a toa, você tem o teu mérito, seja ele qual for, você é importante para a sua corporação, do contrario, não mais estaria ali. Nadar contra a maré, lutando contra e medindo forças com teu chefe, não mostra que você é forte, mas ao contrario disso, transparece uma insegurança, fraqueza e medo da vida. E ninguém gosta de andar com gente assim, chega um momento em que a convivência ficam impossível. Neste momento você estará sozinho.
Líder, existe uma ordem para as coisas, o caminho da diplomacia, do dialogo, sempre foi e sempre será o melhor. Quando nada disso der certo, talvez seja o momento de partir para um comportamento mais implacável. Pense que as pessoas que te servem, nem sempre sonham com isso, e para fazer com que a tua liderança seja respeitada, você talvez tenha que conhecer melhor as pessoas que estão abaixo de você.
Conhecendo-as você saberá como lidar com cada uma delas.
O teu objetivo deve ser conquistar o respeito de todos, a não ser que você não queira conviver com alguma das pessoas que te servem. Portanto, seja sempre mais paciente, compreensível, e importe-se com teus empregados.
Não misture amizade com profissionalismo, e o resultado será positivo.
Boa sorte a todos nós.
Shalom.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plano de trabalho


Em determinado momento das nossas vidas, a gente se pega meio desesperado para trabalhar, realizar, correr atras do tempo perdido.
Sim, eu disse correr atras do tempo. Isso acontece com todo mundo, principalmente quando se vê casado e pai, parece que finalmente a ficha cai.
E creio que esta é a melhor etapa da vida de um homem, mas tanta vontade precisa ser organizada, senão você nada contra a maré, e mais um ano se passa sem que nada aconteça na sua vida.
Estou falando de um planejamento, um estudo do terreno.

Bom, não sou perito no assunto, apenas escrevo minhas idéias, baseadas em minhas leituras e pensamentos, então vou tentar organizar as coisas melhor forma possível.

A primeira coisa é saber que tipo de projeto você vai por em pratica, pois as idéias são muitas, mas não se pode fazer tudo, ou fica tudo pela metade.
Então você deve se projetar naquilo que é melhor, pois o mundo é muito competitivo, e profissionais medíocres dominam o mercado, você deve ser excesso, ter um diferencial.
Uma vez que você se encontrou, já sabe o que quer, é hora de estudar o terreno. O que você tem a oferecer? O que as pessoas estão precisando? Qual a melhor forma de oferecer o seu serviço?
Conhecer os concorrentes é muito importante. Conhecendo o concorrente você pode se perguntar: O que todos os meus concorrentes tem em comum? O que esta faltando? Se eu fosse o consumidor comum, o que esperaria deles? O que falta neles, que eu possa oferecer, sendo assim um plus no pacote de serviços?
Agora você esta quase pronto, mas ainda não tem um produto formatado em mãos.
Pegue um papel e faça um roteiro, lista, deixe o seu produto pronto para ser oferecido, e aí sim;
Pense no que poderia fazer para que as pessoas saibam o que você faz. Todo tipo de propaganda é valida, mas tome cuidado para não ser chato, apelativo,
Use as redes sociais de forma sábia, de forma que as pessoas tenham prazer em te seguir, e na hora certa você poderá apresentar o seu produto.

Basicamente é isso, acima de tudo, esteja sempre pronto, pois quando você menos espera, as portas se abrem pra você.

D-us te abençoe
Shalom

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Faça você mesmo

Todo mundo deve ter ouvido falar das lendas do Mac Donald. Dizem que a franquia é caríssima, mas mesmo que você tenha o dinheiro suficiente para bancar uma franquia, antes tem que passar por uma espécie de curso preparatório.
O curso é simples, entre outras coisas, você tem que aprender a fazer tudo o que os funcionários fazem, e isso inclui limpar os banheiros, varres o chão,fazer os lanches, varrer o pátio, etc...
Pra que isso? Eu também não entendia o por que, até me deparar com determinadas situações.
Me vi literalmente rendido, por não por contar com a colaboração de certo ex funcionário, que hora vinha, hora não, prometia e não cumpria etc... Qual foi a minha atitude, além de libera-lo? Foi isso que eu disse, libera-lo, pois uma pessoa que malfaz o que gosta, traz mal para si e para o ambiente de trabalho.
Bom, voltando, o que eu fiz? Arregacei as mangas e fiz todas as suas funções,calem da minha. Não tinha alternativa, ou era isso, ou eu perdia todos os meus clientes.
Neste caso, eu ,esmo havia ensinado as funções, por isso foi fácil, mas este exemplo serve pare que todos saibamos fazer de tudo, pois numa hora de desespero ninguém fica na mão.
Não seja bobo, meu amigo, cada minuto sem atividade pode ser um tempo para que você se inteire das funções de outros colaboradores, a intenção não é tirar o emprego ou cargo de ninguém, mas uma hora você pode ter a chance de mostrar que sabe mais do que as suas funções rotineiras.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tua equipe deve ser a tua extensão

Pense numa empresa, cheia de setores, cada um com uma determinada função, mas todas ligadas a uma única causa, seja qual for a prestação que você ofereça.
Agora imagine cada um desses setores, independentes, cada um com seu gerente, falando línguas diferentes, todos realmente querendo produzir e dar o seu melhor, mas disputando entre si, pra mostrar sua superioridade, e demarcar seu território, mostrando que são insubstituíveis.
Não consigo pensar num prazo final para uma instituição como essa.
Mas ao contrario disso, quando fazemos como Jesus e seus 12, cada um com sua função, mas todos vivendo por uma causa, mesmo em sua morte, conseguiu imortalizar a sua causa.
Colocando em nosso patamar, trazendo para as nossas vidas, todos temos grupos, bandas, empresas, ministérios, familia, enfim, organizações para liderar, e se não o azemos com inteligência e amor, não dura.
Mas quem deve fazer parte da minha equipe?
Todos temos livre arbítrio de andar com quem sejamos, da mesma forma deve ser o seu grupo. Se você vende carros da marca Ford, por que contratar um vendedor que só fala de Fiat, defendendo o seu gosto acima de tudo? Os membros de um grupo precisam falar a mesma língua. Detalhes mínimos podem causar desavenças futuras.
Não estou aqui dizendo para que você seja radical, e rompa com qualquer pessoa que não pense exatamente igual a você, mas naquilo que pode comprometer o teu trabalho, não é bom insistir em pessoas que lutam contra, nadam contra a maré.
Pensamento de equipe é pensar igual, todos numa mesma causa, batalhando para um bem maior do corpo, sem disputa, mas um amparando o outro, dando suporte.
Que teu pensamento seja este, que seu sonho seja este. Ore que Deus tem melhor pra você e pode te dar a melhor equipe do mundo. E se você faz parte de uma corporação, equipe, ministério, batalhe por ele, vista a camisa, pois quando o grupo vence, você sobe junto. Pessoas que ganham prêmios de melhores jogadores do mundo, pensam em equipe, e não chegariam ali se ninguém lhes passasse a bola, pense nisso.
Shalom.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gravando violão


Existem muitas formas de gravar violão. Uma delas é a híbrida, feita através de microfone e linha. Consiste em posicionar um ou mais microfone (a), e misturar com o som e linha. Este tipo é muito usado na música sertaneja, pois o som fica próximo do som de violão ao vivo. Eu particularmente não sou fan desse tipo de som de violão, apesar de ser extremamente claro e percussivo.
A outra forma seria usar apenas microfones, dai a quantidade não tem limites. Algumas pessoas colocam até um microfone perto do ouvido do musico, para obter o som que o musico ouve. Eu já gravei assim e gostei muito do resultado, apesar de ter feito isso apenas uma vez para testar o som, mas não descarto a possibilidade de refazer a experiência.
Mas antes mesmo de nos preocuparmos com a forma de microfonagem, existem alguns cuidados a serem tomados.
Cada violão tem um som característico, possui determinado tipo de Madeira, que propositadamente obtém o som desejado.
Tamanho também influi no som, vilões folk geralmente são grandes, com freqüências graves realçadas,
Uso de cordas novas a cada seção de gravação é importantíssimo, pois a corda usada abafa o som, principalmente das cordas enroladas. Se eu gravo um CD em dois dias, uso dois encordoamentos, um para cada seção de gravação.
Depois vem a sala, que deve ser totalmente isolada, pois os microfones são sensíveis, e captam qualquer freqüência que possa sobrar no som ambiente.
Dai finalmente vem a escolha dos microfones e seu posicionamento. Microfones muito próximos ao corpo, podem causar o famoso efeito de proximidade, geram uma freqüência grave e chata, geralmente na região de 100Hz, onde um corte de freqüência não consegue alcançar, sem que tire também o corpo do instrumento.
Microfone muito perto do braço também pode causar um volume exagerado do som dos trastes, som difícil de matar na mix, numa situação como essas, você acaba tendo que mutar o microfone. Já em casos como o uso de slide, eu gosto de valorizar o som dos trastes, me lembra o blues antigo de Mississipi.
Como cada instrumento é diferente do outro, fica complicado sugerir uma distancia, mas creio que de 20 centímetros a mais, dependendo do objetivo. Se você quiser um som de violão mais ambiente, pode até ousar uma posição de uns 60 centímetros de distancia.
Por fim, a execução é a parte mais importante, pois não adianta nada ter todo ti de cuidado, pra depois registrar uma execução que deixa a desejar.
Use o recurso da tecnologia, repita quantas vezes for preciso um take, mas não deixe passar imperfeições, pois a mix não faz milagres.

Como você pode ver, a arte de gravar violão, não é tão simples assim.

sábado, 12 de novembro de 2011

Faça você mesmo

Todo mundo deve ter ouvido falar das lendas do Mac Donald. Dizem que a franquia é caríssima, mas mesmo que você tenha o dinheiro suficiente para bancar uma franquia, antes tem que passar por uma espécie de curso preparatório.
O curso é simples, entre outras coisas, você tem que aprender a fazer tudo o que os funcionários fazem, e isso inclui limpar os banheiros, varrer o chão,fazer os lanches, varrer o pátio, etc...
Pra que isso? Eu também não entendia o por que, até me deparar com determinadas situações.
Me vi literalmente rendido, por não por contar com a colaboração de certo ex funcionário, que hora vinha, hora não, prometia e não cumpria etc... Qual foi a minha atitude, além de libera-lo? Foi isso que eu disse, libera-lo, pois uma pessoa que malfaz o que gosta, traz mal para si e para o ambiente de trabalho.
Bom, voltando, o que eu fiz? Arregacei as mangas e fiz todas as suas funções, alem da minha. Não tinha alternativa, ou era isso, ou eu perdia todos os meus clientes.
Neste caso, eu mesmo havia ensinado as funções, por isso foi fácil, mas este exemplo separque que que todos saibamos fazer de tudo, pois numa hora de desespero ninguém fica na mão.
Não seja bobo, meu amigo, cada minuto sem atividade pode ser um tempo para que você se inteire das funções de outros colaboradores, a intenção não é tirar o emprego ou cargo de ninguém, mas uma hora você pode ter a chance de mostrar que sabe mais do que as suas funções rotineiras. Enfim, na duvida, na insegurança,faça você mesmo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O poder da familia


Todos sabem que eu, na profissão que exerço como produtor musical, chego tarde em casa. Todas as noites, tento chegar em casa antes das 22:00 hs, pois é a hora em que minha filha, de um aninho e três meses, começa a se preparar para dormir.
Devido a uma reunião com um cliente, cheguei depois das 23 hs, já sabendo que as duas estariam dormindo, e o que encontrei me emocionou muito.
Minha esposa brava, pois a Guilyi não dormia. Na verdade estava me esperando. Quando ela me viu, começou a tremer de emoção, levantando os bracinhos pra que eu a pegasse. E não preciso dizer que chorei com ela nos braços. Em menos de 5 minutos ela já estava dormindo no meu colo, ela só queria o papai por perto pra proteger seu soninho.
Essa demonstração de amor me motiva e faz pensar que a melhor coisa que me aconteceu foi a minha familia.
A familia nos amadurece, nos coloca na posição de sacerdote do lar, nos mostra que temos alguém a quem proteger, alimentar, amar.
E mais que isso, somos alimentados, sustentados pelo amor da familia.
Um homem que pensa na familia, trabalha com alegria, se dedica ao que faz, pensa em cada dia aprender e progredir no que faz. Dificilmente você vai encontrar um homem descompromissado, incompetente, irresponsável, desonesto, que ao mesmo tem tenha e ame sua familia, geralmente são pessoas sem foco, que só pensam no hoje e não tem nada com que se preocupar.
Portanto volto a dizer que sou um homem abençoado por Deus. Um homem de 39 anos, que tem uma esposa linda que o ama, e uma filha linda e carinhosa que, mesmo caindo de sono, fica esperando o papai.
Shalom

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Editar ou não, eis a questão.


Estamos em uma fase do mercado fotográfico, onde as musicas são extremamente industrializadas. Tudo parece tão certinho, que nos leva a imaginar que, ou os músicos evoluíram ou existe alguma magica por trás das produções.
Na verdade, todos os trabalhos, exceto alguns poucos puristas, passam por um fase pré-mix, chamada edição. Nesta fase o produtor acerta a métrica dos instrumentos, colocando todas as transientes no grid; alguns optam por uma edição mais solta, como se diz.
Depois vem a fase de afinação de voz, onde uns ainda usam o método antigo, com plugins automatizados, e os mais modernos, afinam através do famoso melodyne.
Eu não digo que aos artistas de hoje não tem o mesmo talento que os antigos, mas digo com certeza que a música se tornou preguiçosa, pois hoje você entra em um estudio e não precisa ficar gravando os mesmos takes, até que o mesmo fique bom, hoje você grava já contando com a edição e afinação. Os produtores deixam passar partes criticas já imaginando que esta dera ou não ser acertada na edição.
Se querem ver minha opinião, sou adepto da edição, e faço dela a minha ferramenta mais importante, a edição pode levar um trabalho, uma mixagem, etc...
Alias me arrisco em dizer que a edição é o plus, que pode diferenciar o teu trabalho de outros, tirando aquela impressão de demo. Já trabalhei muito como editor, aceitando trabalhos de outros produtores, e editando e afinando os mesmos. Hoje em dia faço o trabalho contrario, contrato outros profissionais pra editar as minhas produções.
Mas ainda existem músicos respeitados como Eric Clapton, que não permitem que seus trabalhos sejam editados, mas cá entre nós, editar blues, a música que exprime puro sentimento, não tem cabimento. Tem que existir um certo bom senso, ou nos tornamos assassinos da arte, e não é isso que queremos.
Shalom.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

o barato pode sair caro

Todos sabem que estamos em uma época em que os home estúdios invadiram o mercado, tirando de cena grandes estúdios. Estes, por sua vez, tiveram que se reinventar, fazendo alianças com produtores, baixando seus preços, enfim, uma serie de adaptações causadas pela abertura do mercado aos pequenos profissionais. Me lembro muito bem do meu primeiro CD, na época o engenheiro disse que iria gravar em uma mídia nova, a mídia mais segura e cara já inventada, hoje qualquer pessoa tem acesso a um CDR.
Mas queria falar mesmo é de um grande perigo que cerca aos produtores de home estúdio, e até mesmo aos artistas,que querem encabeçar seus trabalhos. Estes optam por baratear seus trabalhos, fazendo todas as etapas sozinhos, e depois dando o mesmo nas mãos de algum "engenheiro" para as finalizações, mix e master.
Então gostaria de mostrar algumas diferenças entre um grande trabalho, e um trabalho medíocre. E quando digo medíocre, não tento ofender, mas sim, dizer que o seu trabalho não pode estar dentro da media, isso é ser medíocre, Tem que ser melhor, se destacar.

* guitarra gravada com plugins, jamais terá o som e os harmônicos de um bom amplificador valvulado e devidamente microfonado. Quando tiver que ser desta forma, você ainda tem a opção de editar a guitarra gravada, e depois levar a algum estúdio, que tenha os amplificadores, ou mesmo levar o teu, e passar por um processo chamado re-amp. Este consiste em passar o sinal limpo da guitarra por um directbox especifico, mandar pra entrada do ampli, que microfonado, volta para a seção. Para isso, você deve desativar os plugins de guitarra, e passar o sinal totalmente limpo pro amplificador.
Se o guitarrista for gravar com pedaleiras digitais, peça que use um direct box e grave ao mesmo tem um sinal limpo. Desta forma você dera somar com um take de reamp, ou trocar o timbre pelo amplificador.

* gravar violão em linha, na minha opinião é coisa para aviação ao vivo, mental ao menos que você vá gravar um DVD ou cd ao vivo, grave-o devidamente microfonado em um bom estudio, que tenha a sala preparada, pois existem salas vivas que mandam reverberações pra dentro do seu take, e isso não da pra ser tirado depois. Existem produtores que gostam de misturar o som da linha com o do própria instrumento, ou seja, line e mic. Não é o meu caso.

* Todos os instrumentos,entes de corda devem ser gravados com cordas novas, a corda velha não da o brilho necessário e além disso mente na afinação. Da mesma forma, gravar batia com pele velha também é um grande risco.

* por falar em bateria, o grande erro de hoje é a pressa. O cliente chega no estudio, e pelo fato de estar pagando, fecha a cara quando o técnico esta passando o som, se demora muito parece que esta comendo horas. Ao contrario disso, o cliente se da por satisfeito quando o técnico e relaxado, não se preocupa com a afinação do instrumento, o som captado, quando não passa as pecas por prés e tira o som quente do instrumento. Bom, no final, quem tem que fazer milagre e o engenheiro, mas à base de plugins, nunca será parecido. Se você tem a chance de mandar a coisa pronta pra mix, por que passar um monte de waves flat pra próxima etapa?

* o mesmo acontece com a voz. A voz precisa de cuidado redobrado, produção, atenção, salsa, timbre, microfone ideal,etc... Pra que gravar com pressa, na certeza de que o melodyne em monte de outras ferramentas magicas vai concertar? Isso nem sempre acontece. Depois não coloque a culpa no técnico, dizendo que fulano não mixa bem.

Bom, vou parar por aqui, m saiba que todos os instrumentos, todas as etapas são importantes, não tenha pressa, não faca num ritmo desenfreado. Você esperou tanto tempo pra gravar, agora vai der mal feito, ou agulhar o produtor para que o trabalho saia logo?

Se necessário for, pague pra que alguém edite e afine o trabalho, antes da mixagem, pois hoje em dia, todos os trabalhos passam por isso, e não fazer simplesmente significa ir contra a vertente do mercado.

Enfim, procure o engenheiro que tira o som que você procura, ouça seus trabalhos, e confie, deixe o cara fazer o que sabe, e depois de pronto, escute, e faca suas ressalvas.

Como você pode ver, um bom t
Trabalho requer um pouco mais de atenção e dinheiro do queimarias, m não desanime, pois o retorno de um bom trabalho é certo, você nunca vai ficar na mão r ter dado a você mesmo a atenção, dedicação e investimento que merece,
Shalom

sábado, 5 de novembro de 2011

Música vs mercado

Todos sabemos que o mercado dita as regras da música. A gente liga o radio, no carro ou em casa, e tem que escutar aquelas mesmas musicas, aquele mesmo estilo.
Funciona mais ou menos assim: O artista, ou na maioria dos casos, o grupo de donos do artista, paga pra radio, que tem que tocar alguma vezes por dia a famosa música de trabalho. E esta música "de trabalho" vai ser repetida em nossos ouvidos até a gente gostar. Se não gostar, você muda de radio, e acaba em outro tipo de armadilha, outra música de trabalho.
Quem perde com isso? Nós, consumidores finais, que acabamos sem opção. Quem mais perde com isso? A música, em sua infinita diversidade de estilos, que acaba massacrada, pelos empresários que ditam as regras.
É fato que o povo acaba se identificando com um tipo de música, e a adota como trilha sonora de suas vidas, suas baladas, no carro, estilo de vida etc...
Pra ser mais claro, cito a atual febre da música sertaneja universitária.
Tenho trabalhado também com este estilo há mais de 4 anos, e confesso que amo a música sertaneja, aprendi a gostar, escolhi gostar, e já gravai em DVDs de grandes duplas.
Quando a radio 89, que só tocava rock, de um dia pro outro, passou a tocar dance, percebi que nossas opções estavam se esgotando. Os puristas estão enfim se enquadrando no sistema, também querem andar de Mercedes.
Agradeço a D-us pelas rádios evangélicas, que mesmo as vezes, cobrando pra tocar, afinal tem suas despesas também, ainda tocam as musicas de artistas menos providos. Ainda resta o ministério, graças a D-us. E espero que continuem sempre assim, tocando 3x ao dia, os artistas de gravadoras gigantes, 2x os menores, periodicamente as nossas.
Sou membro da Igreja Renascer em Cristo, e amo esta casa, amo a nossa radio, a Gospel FM, que sempre tem apoiado cantores novos, incentivado trabalhos menores. Temos um histórico de ajudar aos começos de trabalhos que hoje são enormes, se é que se pode dizer isso.
Enfim, deixo minhas ultimas palavras, ainda resta uma esperança pra música, a internet é uma das estratégias maravilhosas que tem ajudado em nossos trabalhos. Mesmo tendo gente que paga pra ter milhões de acessos, não se importe com isso, coloque a sua música na net, mostre oras rádios, tenha fé no Senhor, que na hora certa acontece.
D-us te abençoe

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Déio Tambasco - fala sobre feeling.mov

GERENCIE SEU TEMPO

Você já parou pra pesar quanto tempo desperdiça todos os dias?
Sabe a sensação de que o dia tem poucas horas, e que você não aproveitou o dia? Eu tenho esse problema, mas por causa do tempo que minha profissão exige de mim. Cada detalhe em estúdio leva tempo. Mesmo assim a gente sabe que pode melhorar de alguma forma.
O segredo pra render mais o seu dia esta no gerenciamento do tempo..
Pegue um papel e anote todos os teus compromissos da semana, separe por dia.
Agora repare em quanto tempo livre você teria, se não desperdiçasse tanto tempo entre uma tarefa e outra.
Conversas prolongadas, internet, telefonemas,cudo isso e muito mais, podem atrapalhar o seu dia, e tirar o foco.
Ultimamente tenho investido algum tempo das manhãs com meus projetos de mídia social. Mesmo assim, estipulei útero diário que não me atrapalhasse , e não gasto nada mais que isso, pois se não tiver esse tipo de compromisso comigo mesmo, a internet suga todo nosso tempo.
Ao mesmo tempo não seja radical, pois há casos em que você tem que dar toda atenção possível para seus clientes, mas uma boa programação não vai deixar que fosse perca seu tempo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dê valor aos teus

A grande coisa que poderia nos acontecer é o direito de escolha. Não somos obrigados a andar com quem não agrega.
Sendo assim, uma vez que temos uma equipe trabalhando conosco, montada por nós mesmos, por que critica-la, menospreza-la, ou humilha-la?
Temos que, como chefes, dar o exemplo de parceria, equipe aos nossos subordinados, e se agimos de maneira vergonhosa com eles, o que eles serão com os seus? Perceba que você pode ser o principal causador da crise da sua empresa.
Seu time, tem que ser o melhor, e ser reconhecido por isso. Faça reuniões periódicas, leve-os pra um jantar legal, proporcione momentos agradáveis, e eleve a sua auto estima.
Bom, do contrario fica aqui o meu conselho: pense na possibilidade de mudar o grupo, demitir e contratar pessoas que se encaixem em seu perfil.

Mas se você não tem uma empresa, ou uma banda, tente imaginar o seu grupo de amigos. Pra que falar mau de um para outro, sabendo que eles também conversam entre si? Não seja o causador da desunião da sua própria turma, equipe.
Ligue pra galera, na intenção apenas de saber se tudo esta bem, se interesse por suas famílias, seja humano.

Os assuntos que tenho tratado aqui no meu blog, são dignos de livros enormes, mas não posso exagerar nas palavras, até mesmo por que não conseguiria, então tento ser o mais claro e direto possível, mas sempre gosto de lembrar que todas as palavras que falo ou escrevo, servem também para mim.

Que o Senhor te abençoe.
Shalom.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Déio Tambasco organizar os estudos de guitarra


Estudar não é uma tarefa fácil. Imagine-se repetindo as mesmas frases 20 ou 30 vezes, e depois partindo pra outra, e fazendo a mesma coisa...
Mas não tem jeito, a repetição traz aperfeiçoamento, isso em tudo. Pratico jiu-jitsu, e lá, a gente repete um golpe muitas vezes, na intenção de, quando o adversário da espaço, aplicar o golpe uma unica vez e vencer a luta.
Então tente se animar, e pratique quantas vezes for necessário.
O estudo longe do instrumento também é muito importante. Pegue um papel, e escreva esquemas harmônicos, tabelas de improvisação, assim você trabalha o cérebro, e quando estiver tocando, não terá nada que pensar em termos de técnica, harmonia ou melodia. As coisas fluem naturalmente.
me escrevam sempre que quiserem ok?
shalom

sábado, 29 de outubro de 2011

por que os clientes vão embora?

Muita gente deve se perguntar: se eu faço tudo certinho, por que meus clientes vão embora? Falo com propriedade, pois eu mesmo já me fiz esta pergunta.
Existe um detalhe primordial, que supera o fato de você ser ou não o melhor produtor, engenheiro ou musico do mundo.
Tratamento pessoal. Isso mesmo, você esta lidando com pessoas. Pessoas que deixam suas casas, para serem servidas por você em seu estúdio ou escritório.
Mas o que fazer para agrada-Los? Pense antes em não desagrada-los.
Alguns detalhes que me fizeram mudar e crescer profissionalmente:

Horário.
Você marca com o cliente, o cara que vai te pagar, num horário, e chega atrasado. Uma vez é compreensível, afinal, o transito esta aí pra atrapalhar mesmo. Mas você repete, e novamente o faz. Só com este detalhe, da primeira vez, eu já não entraria no teu estúdio nunca mais.

Prazo.
Num belo dia você senta numa sala de uniões com seus futuros clientes, e promete uma serie de coisas, ene elas, que entregara o trabalho num dia determinado. Chega este dia, e você ainda esta na metade do trabalho. Sinto em ter que dizer, você não passa de um mentiroso. Quem atrasa mente pois prometeu um horário / data e cumpriu outro. Uma pessoa assim não tem compromisso nem com sigo mesmo, imagine com terceiros.

Apresentação.
Por mais amiguemos de que seus clientes sejam, não vá trabalhar como se estivesse na sala de casa, onde talvez você não os levaria. Isso passa uma imagem de desprezo com os outros. As pessoas provavelmente se arrumaram premir até você. Faça, no mínimo, o mesmo por elas. Não preciso nem dizer sob banho, dentes escovados, roupas lavadas, no e mesmo? Nossas mães nos ensinaram direitinho, espero.

Humor.
Ninguém tem culpa se acordou com o pé esquerdo, ou se esta na hora de você ir embora, ou mesmo se você não trabalha com o que realmente gosta. As pessoas estão ali, você esta ali pra servi-lãs,cê todos esperam que você de o seu melhor.

Prontidão.
Mostre-se uma pessoa mais do que pronta. Se lhe pedir um copo de água, agá-lhe a garrafa. Se marcou de cantar, deixe o microfone passado,e tenha certeza de que ele esta realmente funcionando. Grade um trecho. É você quem tem que ficar esperando que o cliente chegue, e não o contrario.

Agilidade.
Ninguém esta esperando que você passe todo o período correndo como louco, transpirando perto dele. Isso seria terrível. Mas fazer tudo em passos de tartaruga, sendo que na maioria dos casos você sabe exatamente o que fazer, onde esta determinado cabo ou microfone, etc... Isso desanima a qualquer um

Tem muito mais, mas teria que escrever um livro, e com certeza, teria que lê-lo muitas vezes antes de falar do assunto. Tudo o que digo aqui, são defeitos desquitais já fui vitima , vitima de mim mesmo.

Bom, acho que é isso. Mãos a obra, olhe no espelho e repita: eu amo a Deus, eu me amo, eu amo o meu trabalho, e trabalhe com amor.
Shalom.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Déio Tambasco - amplificador para heavy metal.mov


A escolha de um bom amplificador nem sempre está ligado a sua potencia e volume no palco, mas no seu som, seu timbre.
e cada ampli tem seu som caracteristico. Eu gosto muito do som dos amplis Orange, que combinam perfeitamente com o timbre das gibson. Também curto usar minhas fender no vox AC30.
mas tudo é pura questão de gosto, acho que todo tipo de combinação é bem vinda, pois do contrario, criamos regras, e nunca teremos sons diferentes, vamos acabar comendo no mesmo prato que todo mundo, e a idéia nao e esta.
falo do mesa boogie pois este sim, tem timbre e punch, agüenta altos volumes, e pra quem quer ensurdecer os outros num sow de rock, nao tem nada melhor. Brincadeira,
espero que tenham gostado do video de hj,
shalom

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Déio Tambasco professores na net


Como encontrar bons professores na net?

A internet esta cheia de músicos postando mensagens e aulas diariamente. É tanta informação, que a gente acaba se confundindo, então descrevo abaixo alguns passos pra vc se encontrar dentro deste universo, que é a sua internet:

tente seguir um cronograma, dentro do seu nível de aprendizado, e seguir a cada aula do professor, desde o inicial,

nao passe a carroça na frente dos bois, nunca pule uma ou duas aulas adiante, pois pode perder informações importantíssimas ,

aprenda com um professor de cada vez, pois cada musico tem suas características e particularidades, pra nao correr o risco de se confundir, siga as aulas de um ate o fim, depois passe para outro profissional,

pesquise sobre o professor, pra nao ser enganado, google neles,

boa sorte, e muita dedicação nos estudos, pratique muito tudo o que aprender, sem pressa, que você chega la. onde eu nao sei, mas que você vai chegar, isso tenho certeza.
shalom





quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde segredo pra viver da musica

este assunto esta muito bacana,
como falar dos segredos pra viver da musica? bom, tentei ajudar de alguma forma,
espero que você goste.

gerenciamento da sua produção


Gerenciamento a sua produção

Um dos maiores erros que os produtores ou artistas cometem, é a falta de planejamento.
A pessoa simplesmente entra em contato com o estúdio, ou produtor, sem ao menos saber o que ira gravar, e o resultado é um trabalho demorado, caro, enfim, insatisfação total.
então vou deixar aqui algumas dicas para que você comece a gerências melhor o seu tempo, e aproveite ao máximo o seu tempo dentro de estúdio.

1 pense no repertório. Não deixe pra fazer letras no meio da gravação, pois com certeza você terá que parar uma seção de gravação para compor, ou completar pequenos trechos inacabados. Quando tiver todas as musicas do seu trabalho, então passe para a etapa seguinte,

2 pense na banda. Para cada música, existem músicos específicos, cada um tem uma personalidade musical, um estilo, um indumento predominante ( guitarrista que usa fender ou Gibson, e aí por diante ). Então é importante esboçar a ficha técnica, e entrar em contato com cada musico para agendar. Datas de gravação.

3 Estude as suas partes. Não adianta nada pensar em todo o trabalho, e deixar a sua parte de lado, pois quando chegar a sua hora de atuar, você não vai se lembrar do que tocar, não vai cantar bem, não vai fazer aquele solo melódico que tanto sonha.
Por mais que pareça difícil, encontre algum tempo para praticar as suas partes, estude sozinho, em frente a um espelho, ou da forma que achar melhor,

4 faca um cronograma. Não fique gravando todos os instrumentos em ada música, pois cada vez que você grava bateria, tem que afinar e levantar os volumes, passar o nível do microfone, trocar cordas de guitarras e violões,cê aí por diante. Então, procure gravar por etapas, hoje em dia a ordem não faz muita defenda, desde que o produtor saiba o que esta fazendo.
Se preferir, faça à moda antiga, reuna a base, guitarra, baixo e bateria, ou até teclado e voz, e grave todos os instrumentos ao mesmo tempo, e depois volte corrigindo instrumento por instrumento algumas imperfeições . Este método esta ultrapassado, mas ainda acho a forma mais natural de se trabalhar e obter ocomigo mais natural pra sua música.

Bom, samo muitas as etapas, e muitas formas. Se produzir, então, escolha a que melhor lhe agrade, e comece o seu trabalho. M nunca se esqueça que , como diz o dito popular: o barato pode sair caro.
Não fique leiloando valores de estúdio e produtor, tenha foco, escolha a pessoa ideal, converse, chegue num consenso, e ataque. Deus é contigo.

Shalom

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde dar o melhor de si

Cansaço vencido pela fé

Você já se pegou exausto, cansado de lutar? Parece até que estamos num rio, nadando contra a correnteza. Pois é, nestes momentos a gente não pensa em outra coisa, a não ser deixar tudo pra traz.

Aprendi uma coisa no jiu-jitsu: a verdadeira técnica flui quando a gente esta cansado, quando não temos mais a força física. Nestes momentos, desprovidos de músculos, é que a gente recorre à única coisa que nos resta, a técnica. Dai passa a usar as alavancas de forma plástica, sem o uso excessivo da força.

Na vida normal, a coisa funciona mais ou menos da mesma forma. Quando as nossas forças se esvaem, chegou a hora de recorrer à única arma que realmente funciona, a fé.

A fé, é a certeza de ter aquilo que nem chegamos a ver, e sem ela muitas vezes, a gente nem consegue iniciar uma busca, um projeto.

Uns chamariam de pensamento positivo, mas nós conhecemos como fé, os temos a quem recorrer, temos em quem confiar, em D-us, bendito seja.

Bom, resumindo, a desistência não deve ser uma opção, pois a dificuldade, na verdade, nos afina com a fé, nos aproxima de D-us, nos traz para a realidade daquilo que realmente somos, seres espirituais, que lutam pelas forças do Senhor, que enxerga aquilo que ainda não existe.

Tenha fé, tenha fé em D-us, tenha fé em você e na força que Ele te deu.

Shalom.






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TSEDAKÁ ( BONDADE, BOA AÇÃO

Tsedaká

esta palavra deriva de Justiça, na verdade, o original hebraico é exatamente isso. Mas por que usar a palavra justiça para representar um gesto de bondade?

Aqui vai o meu pensamento: Ser um homem justo ( tsadik ) é ser um homem amoroso, misericordioso, bondoso, hospitaleiro, generoso… Estas características estão cada dia mais difíceis de serem encontradas no ser humano. Por isso é que a bilha diz que Deus andava sobre a Terra, e não viu um homem justo sequer.

Tenho acompanhado alguns programas de TV que fazem suas campanhas de solidariedade, como exemplo posso citar, Teletom e Criança Esperança. Aqui fica a minha pergunta. Onde estão as grandes campanhas evangélicas?

Na verdade não deveria haver campanha evangélica; a Igreja deveria ser totalmente voltada ao bem, a caridade, a bondade, e menos voltada ao seu próprio beneficio. Isso é evangelho, pregação do amor, a palavra de Deus através da vida de Jesus.

E Jesus foi um homem bondoso, que vivia para o próximo, perdeu a sua vida pelo próximo, por todos nós.

Assisti a alguns filmes sobre a Africa, e fico chateado ao ver a fome que assola este continente, e juntamente com a fome, outros males, como doenças, guerra civil, etc…

Se o mundo se unisse, se juntasse suas forças para acabar com a fome na África, e não deixasse essas tarefas apenas para artistas famosos como Sting, Michael Jackson ou Bono, a fome já não existiria. Se concentrássemos as forças em um lugar de cada vez, não haveria fome no mundo.

Assim também, no nosso pais, se cada igreja se concentrasse no beneficio dos seus membros, ajudando-os a crescer, e depois levasse-os a fazer o mesmo com o próximo, cada Igreja seria sustento para seu bairro, não haveria fome no Brasil.

Temos que fazer diferença nesse mundo, temos que ser a diferença, ser o sal que dá gosto, a luz que vence a escuridão da solidão.

Como fazer isso. também penso nisso, penso em não ficar apenas aqui escrevendo, bancando o rebelde. Na verdade já tenho feito coisas, mas não gosto de falar, pois o alvo aqui não sou eu, e perto do que poderia fazer, não representa nada, nada mesmo. Nunca vou usar um gesto que não passa de minha obrigação como servo de Deus, para me engrandecer, ou parecer diferente e melhor que os outros.

Mas posso deixar aqui algumas dicas, pra mim e pra você:


1. Não espere um mendigo pedir dinheiro ou comida, se isso acontecer provavelmente você terá medo de ser enganado, e pode ser verdade (será que ele quer comer mesmo, ou tomar pinga? ), mas quando você procura uma pessoa pra ajudar, sem mesmo que esta lhe peça, você terá a certeza de que esta fazendo a coisa certa.

2. você conhece alguém que esteja passando por uma fase difícil em sua comunidade? leve uma cesta básica a casa dela, se ela recusar, pode ser orgulho, ou mesmo vergonha. neste caso deixe a cesta e diga que ela entregue a alguém que precise. com certeza ela vai ficar com a cesta.

3. Um amigo menos provido gosta muito de uma roupa sua? Dê a ele.

4. Invista na profissão de alguém que esteja desempregado, procure gerar trabalho aos teus amigos, compre de amigos, empregue irmãos de sua Igreja;

5. Procure creches, asilos, centros de reabilitação, e ajude. Ninguém precisa saber. você se sentirá melhor.


Muitas coisas podem ser feitas para o bem do nosso próximo, não perca mais tempo.

Não sou o dono da verdade, portanto peço que filtre tudo o que escrevo ou digo, E se porventura, algo lhe servir, agradeço a D-us por poder acrescentar algum ensinamenso.

Que Ele abençoe a todos,

shalom


Déio Tambasco responde Qual a melhor DAW?

A melhor DAW é sempre aquela a qual a gente se adapta melhor. Busque algumas coisas: praticidade, leveza em relação ao processamento, compartilhamento com outros estúdios e artistas,
espero que gostem do video.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Déio Tambasco responde Pedal de drive


Nosso pedal de drive deve ser escolhido com muito cuidado, pois faz parte do nosso som, nosso timbre, nossa personalidade musical.
no meu caso prefiro usar um bom amplificador valvulado, e usar um drive como booster, pras horas de solos ou uma pegada mais forte.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Faça com amor

Postei uma frase sobre isso hoje no Twitter sobre o assunto que direi agora:
nos tempos atuais, as coisas acontecem num ritmo desenfreado, então as pessoas se acostumam a produzir musicas, pregações, workshop etc.. como se fritasse batatas.
Existe ate um termo que se usa em mixagem, se não me engano - fritar uma mix, ou coisa parecida.
isso é terrível, pois todos temos que entender que tudo o que plantamos fica pra sempre, e um cd gravado ou dvd, são coisas que ficam gravadas pra sempre, enquanto alguém tiver uma copia de um CD mau produzido, seu nome como produtor será mal falado. é isso que você quer pra sua vida?
se a resposta é não, e espero que seja, então esta na hora de mudar.
Tudo o que falta é um pouco mais de carinho nas coisas que fazemos. Pra que abraçar o mundo, aceitando um monte de projetos ao mesmo tempo, a um preço de bananas, e fazer todos eles mal feitos? é melhor esperar um pouco, fazer um por vez e dar melhores resultados, não e mesmo? ou melhor ainda, seria montar uma boa equipe de profissionais pra poder desafogar um pouco, delegar funções, e supervisionar todos os serviços que levam o teu nome.
bom, este já seria um outro nível, mas melhor pouco na mão pra sempre, do que um bolo de dinheiro uma única vez na vida, e é isso que acontece quando você tem eu seu cliente, um inimigo insatisfeito; ele vai levar o resto da vida falando mau de você, como se isso fosse sua missão de vida.
Bom, todos nos temos que aprender com os erros, com a vida, também sou um desses aprendizes, e tudo o que escrevo aqui, serve primeiramente pra mim. pode ter certeza de que sou fruto dos meus aprendizados, e aprendo também com meus erros, e por que não dizer, com os erros dos outros também.
Shalom

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Déio Tambasco em Bonito


Numa Viagem maravilhosa a Bonito - MS, gravamos esse video.
Era uma manha antes do show, na verdade fui a trabalho, mas graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer este lado da natureza de Bonito.
Tudo naquele lugar nos faz pensar em Deus, e na perfeição da sua criação. Em tudo, em nós mesmos, mesmo sendo falhos, podemos contemplar o quão maravilhoso é o Senhor, e sentir o seu amor, que flui em cada paço que damos, em cada palavra, nos peixinhos, em cada som, no canto dos pássaros, ou no barulho das águas daquele rio lindo.
Espero que gostem da aventura, e se puderem, através deste pequeno clipe, sentir um pouco do que sentimos ali, já fico muito satisfeito.
Shalom

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Déio Tambasco em mensagem de webcam



FOCO


DETERMINAÇÃO


CORAGEM


HUMILDADE



Déio Tambasco gravação de bateria


Fatores que diferenciam uma boa gravação de bateria
1 escolha um bom musico que toque o estilo da musica que vc esta produzindo;

2 se ele nao tiver, escolha uma boa bateria;

3 o estúdio deve ter a acústica preparada para este tipo de gravação;

4 cada peça da bateria requer um tipo adequado de microfone, certifique-se de que o estudio que vc está alugando tem tal equipamento;

5 tome cuidado com o nivel de volume das peças, depois de passar peça por peça, fale para o musico tocar uma boa levada, na pegada que esta acostumado a tocar, e de muita atenção a cada nivel de entrada na seção de gravação;

Agora é seo mandar bala na gravina
http://youtu.be/gm_d14EqciY


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

QUAL O DRIVE IDEAL?

Um antigo professor de sitar me disse que o primeiro instrumento a criar a distorção foi justamente a sitar. Sei lá se é verdade, só sei que todo mundo quer vender seu peixe... por que disse isso? também não sei hshs.
No decorrer dos anos, o drive vem se tornando parte quase que fundamental em praticamente todo tipo de musica.
Eu que também atuo como guitarrista e produtor no meio sertanejo, senti esta retomada da guitarra, que aos poucos, está chegando de volta. ( a musica sertanejo universitario tirou a guitarra de cena, mas aos poucos esta retomando seu lugar de direito )
Uma vez que você decide que também nao quer ficar de fora deste universo distorcido, vem a hora de saber que tipo de guitarra e drive usar, bem como ampli etc...mas hj vamos falar de drive.
É claro que cada estilo vai pedir um determinado tipo e grau de distorção na guitarra, mas depois de saber o tipo, vem o timbre e assim por diante. Pra não ficar dando voltas, vamos pegar como exemplo um estilo intermediário, o pop rock. neste estilo onde a voz do cantor deve ser muito clara e limpa, a guitarra nao poderia ficar muito sija, distorcida, principalmente por que a guitarra age praticamente na mesma região de freqüência da voz. um bom som de crunch viria a calhar.
Eu recomendo um amplificador, de preferencia valvulado, que te de esse tipo de drive, por exemplo um vox AC30, mas se você é o tipo de cara que curte um pedal, recomendaria um pedal nao muito forte, como um tube scream da Ibanes, este foi muito usado por Steve Ray Vaughan. De lá pra ca outras marcas fizeram pedais que chegam neste som e ate melhores, tais como o Fire.
como drive também é uma coisa muito pessoal, fica aqui o meu conselho, Você é o que você ouve, e estas palavras nao sao minhas, mas do Scott Henderson, um guitarrista que amo escutar, o cara sabe tudo e mais um pouco sobre feeling, tecnica, e timbre.
é muito chato escrever, escrever e nao conseguir passar realmente a mensagem, mas vocé pode mandar suas questoes p o meu email = contato@deiotambasco.com.br, que na medida do possivel quero responder a todos ok?
forte abraço, fiquem na paz.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FUJA DO IMEDIATISMO


FUJA DO IMEDIATISMO


Como sempre estou dizendo, vivemos em um mundo muito dinâmico e competitivo, onde as coisas acontecem muito rápido, e quem não acompanha seu ritmo, quase sempre fica pra trás.

O grande risco em se render a este ciclo "fast-food" é deixar de fazer as coisas com carinho, pois a ordem é sempre, tirar da frente pra entrar outra coisa coisa. Infelizmente aprendi este falho lema com um antigo chefe, e acabei praticando por um tempo, até cair na realidade.

E é desta realidade que gostaria de falar um pouco hoje.

Tudo o que dizemos, fazemos, ou mesmo pensamos, é pra sempre. Um simples estalar de dedos ecoa pelo espaço. uma palavra não pensada, pode causar efeitos desastrosos e frustrantes, ou mesmo traumas incalculáveis.

Onde quero chegar? Uma musica, CD ou DVD que deixe em seu conteúdo, erros, por menores que nos pareçam, pode ser o principal motivo de uma queda no futuro. Pense que quando você produzir um CD, daqui há 5 anos, o mesmo será ouvido por um possível cliente.

E não adianta dizer que em cada época a coisa se atualiza, pois até hoje curto e admiro trabalhos de 40 anos, trabalhos impecáveis, ou seja, independente da época, da tecnologia disponível etc… se você não trabalha com amor, atenção, não se dedica ao trabalho, como se fosse realmente teu, lá na frente ira colher frutos negativos disso. Eu mesmo sofro com isso, pois passei a aprender os detalhes e segredos que um bom profissional precisa para crescer, há pouco tempo.

Mas o que importa é que nunca é tarde pra gente aprender e dar um basta na imaturidade. O que fazemos hoje é a semente do que colheremos amanha. A qualidade desta semente, é você quem deve saber.

Outra dica pra nós todos: melhor negar um favor ( entenda como serviço se quiser ), do que faze-lo com desprezo.

Não queira abraçar o mundo, aceitando todo mundo que te procura, pois quem muito quer nada faz, fazer 5 mal feitos, é muito pior do que fazer 2 com perfeição, pois estes dois com certeza lhe trarão outros 4, e assim por diante..

Shalom, ate a proxima


OBS, ESTA FOTO TEM MAIS DE 10 ANOS, FOI TIRADA NA AFRICA . L´A JA TINHAMOS NOSSO TRIO , SHALOSH, EU, BAL E TED, GRANDES AMIGOS

sábado, 8 de outubro de 2011

Um pouco de treino não faz mal


Como praticante de artes marciais ( judô e jiu-jitsu ) digo por experiência que a perfeição dos golpes é alcançada através de repetição, e quando digo repetição, estou falando de anos fazendo a mesma coisa. a gente pratica um ano inteiro pra aplicar aquele golpe uma única vez, contra outra pessoa que também pratica. resumindo, é complicado competir.

mas não é de competição que quero falar, alias, detesto competição, por mais que através dela a gente tende a melhorar.

na musica a coisa não é diferente. Existem técnicas vocais ou instrumentais que somente praticando muito a gente consegue executar, imagine uma pessoa tocando um violino, aquele instrumento sem trastes, complicadíssimo de tocar. quando ouço Itzak Perman tocando seu violino, vejo nele a facilidade com que executa seus movimentos. Ele toca assim desde criança, e sempre fala que esta aprendendo ainda ( nao conhece? - youtube )

Nós temos um diferencial, pois a musica que tocamos tem um destino infinitamente maior; maior que um adversário, maior que um juiz na sala de teste ou auditoria, maior que tudo , estou falando de D-us, bendito seja.

Sendo assim creio que a nossa responsabilidade em apresentar um louvor perfeito, lindo, agradável, e ainda maior, pois o dom que temos não vem de nos, mas Dele.

quando eu era adolescente, treinava guitarra por horas todos os dias, mas hoje, devido a todas as atividades que tenho, como guitarrista, cantor e produtor musical, nao consigo encontrar tempo pra treinar. Ainda assim, tenho em meu estúdio uma guitarra plugada no amplificador e um violão prontidão para ser usado, sem contar com outro truque que encontrei. nao posso entrar em meu carro sozinho, que ja começo com os exercícios vocais, e canto acompanhando cds dos meus cantores favoritos. foi a maneira que encontrei de nao ficar parado em meus estudos, mas ainda sinto que falta mais.

Uma vez aprendi com uma pessoa que, quando a gente quer realmente algo, a gente faz acontecer, enato nao existe desculpas como falta de tempo, pois o tempo é a gente quem faz.

Entao vamos pegar uma folha de papel e fazer uma planilha, com os horários da semana, enato como prioridade colocamos os horários que temos a cumprir, como trabalho, faculdade tec… em seguida coloque o tempo livre: horário de almoço, tempo entre trabalho e escola ou outra função, tempo livre em casa antes de dormir, ao acordar, etc…

agora pense se nao consegue encaixar alguma atividade extra neste tempo que tem, eu mesmo ja dei uma dica, dentro do carro, no caminho para o trabalho, ou do trabalho pra casa você pode recitar seus poemas, cantar e praticar seus melismas ou exercícios vocálicos, e principalmente falar com D-us.

bom, eu fiz isso, e me espantei com a soma de todo o tempo livre que tinha. quando cheguei ao limite, descobri que poderia dormir um pouco menos, hahahaha. esse truque aprendi com Roberto Justos e outros empresários amantes do trabalho.

é claro que tudo em nossas vidas deve ter equilíbrio, do contrario nos tornamos escravos de nós mesmos.

mas nunca deixe de estudar, pratique e você serra sempre melhor do que foi ontem.

espero que tenham gostado

Shalom.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Que tipo de musica tenho que compor?

Uma das questões que mais tem perturbado os compositores ultimamente, é: que tipo de musica vou compor, o que vai pegar, o que o povo vai comprar?
Sinto muito por termos chegado a este nível, na musica, principalmente na musica Gospel.
sou do tempo em que a gente fazia rock pra agradas aos malucos e perdidos, e depois, através da mensagem, mudar suas vidas, e leva-los ao encontro de D-us.
mas de um tempo pra ca a coisa mudou; em alguns aspectos até mesmo pra melhor; mas quando falamos de mercado, sinto ate vergonha, pois o que um dia fomos, e o que hoje nos tornamos...
A nossa musica deve ser verdadeira, falar e transparecer o que realmente somos e pensamos, ela deve vir de dentro, da alma, e nao do bolso, ou da necessidade de aparecer ou enriquecer.
Digo isso, pois muitos de nós, eu mesmo já me vi assim, nos encontramos em um mundo totalmente competitivo, muitas bandas, muitos cantores, muitas gravadoras etc... É nessas horas que a gente nao pode ficar pra trás e quer fazer algo melhor do que o "concorrente".
Puro engano, quem nos sustenta é o Senhor, bendito seja o Seu nome pra sempre.
Se buscarmos em primeiro lugar o Seu nome, e o Louvor da Sua gloria, todo o mais vira naturalmente de Sua parte, por que nao dizer, até o sucesso na carreira da musica.
Sendo assim, fica aqui o meu conselho, cante o que vem de dentro de você, o que parte do seu coração, para o coração de D-us. Cante também o que você gosta e se sente a vontade de cantar, independente do estilo, que seja o melhor de você.
Shalom

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gravação de violão


Existem muitas maneiras de se gravar violão. Alguns engenheiros ou produtores gostam de microfone, outros de linha ou mesmo dos dois. No meu caso, gosto do violão captado apenas por microfones; o numero não importa, sendo que na maioria dos casos acabo usando 2 ou 3 microfones, cada instrumento necessita de cuidados diferentes.
Neste caso, a qualidade do instrumento conta e muito, pois estamos captando o som do conjunto - madeira e cordas, e nao de um determinado pré com mil funções..
Em primeiro lugar, o instrumento deve estar com as cordas novas, devidamente regulado, de preferencia por um ótimo Lutier, a sala isolada, para nao captar nenhum tipo de reverberação, que venha a atrapalhar na hora de mixar.
Gosto de usar um fone de ouvido, e enquanto o violonista toca, solo cada microfone em sua posição, e vou mudando a posição ate alcançar o melhor som possível naquela região.
Na maioria dos casos, usei 2 microfones, um perto do braço, na região da oitava, e outro captando o som do corpo, não de frente a boca, mas um pouco acima. Há poucos dias passei a usar um terceiro microfone acima da cabeça, simulando o sim que chega ao ouvido, o som obtido as vezes surpreende, mas em alguns casos acabo tirando na hora de mixar.
Uma vez que encontrei o som, abro os canais em pan, não necessariamente todos abertos, e passamos a segunda fase, gravação. Vale a pensa ressaltar que, a atenção ao som do violão deve ser dobrada, pois o musico pode respirar forte, e este som pode pode estragar a wave do microfone atingido.
Depois de gravado, vamos a edição.
Já experimentei todo tipo de ferramenta que os programas nos dão, mas nenhum deles me convenceu, nao quando falo em edição de violões.
sendo assim, o jeito é editar na mão mesmo. O Pro tools tem recursos maravilhosos, que ajudam a editar, mas o conselho que dou, é que, cada instrumento que vc gravar, edite em seguida, pois o próximo com certeza gravará bem próximo do tempo certo, exigindo menos edições.
Espero que tenham gostado do texto.
Shalom.